pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Repórter do Futuro: jornalistas falam de mudanças da profissão

29 de abril de 2013 - 17:06

reporterfututo

Os alunos do curso Descobrir São Paulo-Descobrir-se Repórter receberam neste sábado (27/4) os jornalistas Leonardo Sakamoto e Fred Ghedini para debater o papel do jornalismo na construção de uma São Paulo para todos.  Durante o encontro, os palestrantes falaram a respeito de direitos humanos e os desafios da profissão.

Para Sakamoto, o jornalismo comprometido com o interesse público é aquele que tem a defesa dos direitos humanos como bandeira e para isso é necessário uma estratégia de guerrilha. É preciso aprender não apenas a avançar, como a recuar e esperar para retomar temas que ainda encontram resistência por parte da sociedade, afirmou.

O coordenador da ONG Repórter Brasil ainda destacou que entre esses temas estariam os direitos trabalhistas de empregados domésticos, a condenação a qualquer forma de trabalho análogo à escravidão, a resistência à pressão em favor da redução da maioridade penal e o respeito à diversidade sexual.

Já Ghedini, da assessoria de comunicação da Câmara Municipal, apresentou sua tese de doutorado sobre a relação dos jornalistas com o sindicato que representa a categoria. As mudanças da profissão, como o aumento do trabalho terceirizado, exigem que as entidades atualizem a sua visão do exercício profissional para estarem em sintonia com as necessidades da categoria, e não apenas dos que são contratados em regime de CLT ou que atuam no serviço público, destacou.

Prática

Durante o curso Descobrir São Paulo Descobrir-se Repórter os estudantes tiveram palestras e debates com vereadores e especialistas sobre a revisão do Plano Diretor. Agora, os alunos acompanharão as audiências públicas que serão promovidas pela Prefeitura de maio a novembro para debater o projeto e também farão a cobertura jornalística, para colocar em prática  o que aprenderam durante o módulo.

Livro

Os debates e produções do curso serão transformados em um livro elaborado pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal. A edição deve ser lançada no aniversário de São Paulo do próximo ano.

A sexta edição do Curso Descobrir São Paulo Descobrir-se Repórter é uma realização da Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes, da Abraji Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Confira matéria da TV Câmara:

{youtube}wwcl9ryvJXg&rel=0|560|315|{/youtube}


(29/4/2013 – 14h02)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar