pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Repórter do Futuro: jornalistas participam do encerramento

14 de abril de 2012 - 17:53

Categorias

Os jornalistas Audálio Dantas, diretor executivo da revista Negócios da Comunicação, e Carlos Chaparro, professor de jornalismo da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, participaram neste sábado do encerramento do curso de jornalismo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro.

Um dos principais problemas que acontecem no jornalismo atual, segundo Dantas, é o fato de os repórteres estarem pouco nas ruas. Hoje, os profissionais tem à disposição um arsenal formidável de tecnologia e que deve ser utilizado para facilitar e aprofundar as informações. No entanto, não podemos deixar que isso se torne uma acomodação, fazendo com que o repórter trabalhe à distância, avaliou.

Dantas ainda ressaltou que se deve tomar cuidado com as informações da internet. É necessário verificar pessoalmente. O repórter que confia apenas nas informações da internet pode passar dados errados. Nós, jornalistas, temos a função de informar, acrescentou Dantas, que é escritor e também foi vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa. 

Já Chaparro disse que o principal ensinamento que ele pode deixar para os jovens repórteres é que os novos não ouçam os saudosistas, e que eles olhem para frente. O papel do jornalismo é diferente nos dias atuais e precisamos mudar atitudes.

Segundo o professor da ECA, é necessário acabar com a ideia de que notícia não deve ter opinião. Não tem como relatar fatos sem darmos opinião. Acho que esse conceito deve ser revisto e não é necessário o jornal ter um editorial separado das reportagens. Jornalismo se faz com opinião e informação, sinalizou o professor.

REPÓRTER DO FUTURO
O curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter” é resultado da parceria entre a Câmara Municipal, a Oboré Projetos Especiais de Comunicação e Artes e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Os 22 participantes tiveram aulas de janeiro a abril com especialistas e vereadores. Os temas das aulas foram escolhidos a partir do resultado da consulta pública Você no Parlamento, em que a população apontou quais são as prioridades para São Paulo.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site www.reporterdofuturo.com.br.

(14/04- 14h50)

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar