pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Repórter do Futuro: mobilidade urbana é desafio para São Paulo

3 de março de 2012 - 15:21

Categorias

O grande desafio para um desenvolvimento sustentável na capital paulista é resolver o problema da mobilidade urbana. Pelo menos é o que os palestrantes da 5ª aula do curso de jornalismo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, do Projeto Repórter do Futuro, afirmaram durante o encontro realizado neste sábado no Palácio Anchieta.

Segundo o historiador e coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, é necessário que os políticos retomem o planejamento da cidade. Precisamos pensar em um plano diretor viável e factível e que tenha como prioridade a mobilidade urbana, a questão dos transportes públicos, considerou Broinizi.

O historiador ainda apontou as consequências da falta de um planejamento de mobilidade. O governo gasta milhões com saúde pública e muitos problemas são causados por conta do trânsito e da falta de um transporte público eficiente, apontou Broinizi, que é um dos coordenadores do Programa Cidades Sustentáveis, plataforma que oferece aos candidatos agenda completa de sustentabilidade urbana associada a indicadores e casos exemplares, como referências a serem seguidas pelos gestores públicos.

Autor de projetos de leis que se preocupam com um desenvolvimento sustentável e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, o vereador Francisco Chagas (PT) falou sobre a ação legislativa para que a cidade se desenvolva de maneira sustentável.

Acredito que o primeiro eixo seja o institucional. É necessário realizar estudos para se conhecer melhor a cidade e a partir daí se pensar em uma produção legislativa, por meio de projetos de leis. Outro eixo importante é a participação popular, que deve dar sugestões e também ajudar a cuidar do que fazemos pela cidade, afirmou. O vereador ainda enfatizou que não é possível resolver o problema de mobilidade urbana sem o desenvolvimento regional.

O aluno do curso David Nascimento considerou importante a discussão do tema. O meio ambiente está relacionado a tudo, ao nosso dia a dia. Precisamos pensar de que maneira, assim como os palestrantes disseram, a população pode ajudar nesse processo, disse.

REPÓRTER DO FUTURO
O curso “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter” é resultado da parceria entre a Câmara Municipal, a Oboré Projetos Especiais de Comunicação e Artes e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site www.reporterdofuturo.com.br.

(03/03/2012 – 12h30)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar