Rafael Cunha / CMSP
Queremos formar jornalistas comprometidos com o interesse social e, para isso, é preciso conhecer a cidade. Não dá para continuar fazendo um jornalismo que eu chamo de jornalismo de centro expandido, afirmou Milton Bellintani, diretor da Escola do Parlamento e coordenador pedagógico do curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter.
De caráter complementar à graduação em jornalismo, o projeto Repórter do Futuro realizou no último sábado (13/12) um encontro de confraternização e pré-seleção para o curso Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter, que será realizado em 2014 entre os dias 8/3 e 10/5, sempre aos sábados, na Câmara Municipal. Nesta edição serão abordados temas que se mostraram presentes em São Paulo no ano de 2013, como o novo Plano Diretor Estratégico, segurança pública, mobilidade urbana, participação cidadã, habitação, saúde e inclusão de pessoas com deficiência.
Além de Bellintani, participaram do encontro o assessor de comunicação da presidência da Câmara, Frederico Ghedini; Eros Belletato, diretor-presidente da Escola do Parlamento; e Sergio Gomes, da OBORÉ e coordenador geral do projeto Repórter do Futuro.
Segundo Ghedini, o curso é de extrema importância, pois há uma carência muito grande de jornalistas que cobrem efetivamente a cidade de São Paulo. O coração do jornalismo é a reportagem. Editar informações e descobrir o sentido dela nunca poderá ser feito por uma máquina, mas apenas por um jornalista, completou.
Ainda durante o encontro, ex-participantes do curso falaram sobre reportagens que realizaram e que envolvem a cidade de São Paulo. Ana Beatriz Pouza dos Anjos e Giulia Afiune, mostraram o portal Extremos SP (http://extremossp.com), que relata fragmentos do cotidiano da periferia da capital paulista. Já Deborah Rezaghi e Cristiane Paião apresentaram o rádiodocumentário Bullying Velado, que rendeu a elas o prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão e traz à tona as dificuldades de uma pessoa com deficiência.
O Descobrir São Paulo Descobrir-se Repórter, é uma realização da OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes e da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal.
(15/12/2013 – 10h40)