pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Comentários

Contribuições encerradas.

Representante da Comunidade Luso-Brasileira é homenageado

11 de dezembro de 2012 - 23:35

Categorias

RenattodSousa
ANTONIO-DE-ALMEIDA-E-SILVA-C_P-11122012-Rtto_7389_2-72-ABRE

A Câmara Municipal de São Paulo realizou sessão solene nesta terça-feira para concessão do Título de Cidadão Paulistano a Antonio de Almeida e Silva, advogado e presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo (CCLB), pelos trabalhos prestados à comunidade. Realizado por iniciativa do vereador Toninho Paiva (PR), o evento reuniu diversas personalidades e autoridades ligadas ao universo da cultura portuguesa, entre eles o cantor Roberto Leal e o apresentador da TV Bandeirantes Luciano Faccioli.

Para o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço, a homenagem é mais do que justa, tendo em vista a importância do trabalho realizado pelo presidente do CCLB. Antonio tem sido um parceiro fundamental e possui uma particularidade: é uma pessoa de razão e coração. Encontra respostas racionais para os desafios da comunidade e tem um lado emocional que é tão português. Essas duas características formam uma combinação muito importante para a qualidade das relações entre Portugal e Brasil em São Paulo, destacou.

O cantor Roberto Leal, um dos responsáveis por trazer a música portuguesa ao evento, também elogiou o trabalho realizado por Almeida, português que chegou ao Brasil em novembro de 1956, a bordo do navio North King. Na opinião do cantor, ele soube compreender, como poucos, o ir e vir de seu povo. Quando estamos em Portugal somos considerados brasileiros, e no Brasil, somos considerados portugueses. Não é fácil para as lideranças compreender o trabalho pedagógico realizado fora de Portugal. Leal recordou que, atualmente, cerca de 50% dos portugueses estão espalhados pelo mundo.

Almeida estendeu a homenagem a todos os seus colegas, presidentes das associações que compõe o Conselho. Valeu a pena todo o trabalho que fizemos juntos. Perguntado sobre a relação entre Brasil e Portugal, ele disse ter havido melhorias, embora haja um longo caminho a percorrer. Temos a ambição de que essa relação seja ampliada e dê mais frutos. Portugal, como outros países da Europa, passa por dificuldades econômicas e o Brasil pode ser um parceiro eficaz.

Respeitado pela comunidade luso-brasileira, Almeida é um advogado renomado, eleito quatro vezes presidente do Conselho Mundial das Comunidades Portuguesas, afirmou o vereador Toninho Paiva. O parlamentar também destacou a importância do povo português para a cidade de São Paulo. É um povo trabalhador, povo que não teme, que vai à luta e veio engrandecer a nossa pátria, elogiou.

Confira a entrevista em vídeo:

{youtube}ooSCmPJV23k&rel=0|560|315|{/youtube}

(11/12/2012 22h35)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar