pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Representantes da Secretaria Municipal da Saúde prestam esclarecimentos à Câmara

15 de dezembro de 2008 - 03:40

Categorias

Juvenal Pereira
Operação Parasitas
Secretário-adjunto Ailton Lima pode prorrogar trabalho da Comissão da Secretaria da Saúde

 

Durante duas horas e meia, o secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Saúde, Ailton Lima Ribeiro, e o presidente da Comissão do Comitê de Organização das Autarquias Municipais, Paulo Kron, prestaram esclarecimentos, nesta segunda-feira (15/12), aos integrantes da subcomissão da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo que analisa as empresas envolvidas na "Operação Parasitas”, realizada pela Polícia Civil.
 
Kron informou que até o momento a Comissão Especial de Apuração Preliminar, da Secretaria Municipal da Saúde, para apurar denúncias de fraudes nas licitações para a compra de medicamentos, não encontrou indícios de fraudes. “O que não significa que não haja, mesmo porque a Comissão ainda não terminou todo o fluxo de verificação dos documentos”, destacou o secretário. “Mas se eventualmente as investigações apontarem alguma possibilidade de fraude nós tomaremos todas as providências para responsabilizar quem quer que seja.”
 
O prazo para a Comissão Especial concluir seus trabalhos termina no dia 17 deste mês, “mas se for necessário assinaremos nova portaria prorrogando os trabalhos da comissão”, prometeu Kron.
 
O relator da subcomissão, vereador Paulo Fiorilo (PT), não está satisfeito com as investigações. “Nós não conseguimos apurar todas as informações necessárias. Primeiro, porque a Comissão da Secretaria da Saúde tem um ritmo lento, e, em segundo lugar, porque nenhuma das cinco empresas envolvidas compareceu para prestar esclarecimentos para que pudéssemos tirar dúvidas com relação à 'Operação Parasitas”, disse.
 
Fiorilo destacou que “pelos depoimentos dos representantes do Executivo foi possível perceber que há controles diferenciados tanto na Secretaria Municipal da Saúde quanto nas autarquias desde a compra dos produtos até o seu recebimento”. O parlamentar entende que a falta de um controle único “é um equívoco” e que “é preciso aperfeiçoar o processo de controle de estoque e distribuição de medicamentos e equipamentos, o que, com certeza, evitaria que a corrupção pudesse continuar”.
 
Já o vereador Paulo Frange (PTB) se mostrou satisfeito com o processo de acompanhamento desde a compra dos produtos até o seu destino final. “Ficamos sabendo que a Secretaria Municipal da Saúde tem sistemas de controle capazes de assegurar o menor risco possível de fraude”, afirmou.
 
O parlamentar acredita que “se a Secretaria não tivesse o sistema de controle que tem hoje na gestão de seu almoxarifado, acompanhado por código de barra e controle de recebimento, e se as autarquias não tivessem também um sistema de controle, com certeza teríamos tido um grande escândalo, um grande problema para o Município resolver agora”.
 
Integram a subcomissão os vereadores Roberto Tripoli (PV), presidente; Aurélio Miguel (PR), vice-presidente; Paulo Fiorilo (PT), relator; Paulo Frange (PTB), José Police Neto (PSDB), e Wadih Mutran (PP).
 

 

Imagens para download:
Juvenal Pereira
Operação Parasitas
Vereador Roberto Tripoli é favorável a criação de CPI na próxima Legislatura para investigar envolvidos na “Operação Parasitas”
Juvenal Pereira
Operação Parasitas
Secretário-adjunto Ailton Lima pode prorrogar trabalho da Comissão da Secretaria da Saúde
Juvenal Pereira
Operação Parasitas
Vereador Paulo Fiorilo

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar