Na última reunião do ano da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos Aplicativos, que aconteceu na manhã desta terça-feira (14/12), estavam previstos o comparecimento de representantes de quatro empresas do setor de locação de veículos que atuam na cidade de São Paulo. Movida, Localiza, Unidas e City Car não compareceram e enviaram justificativas por e-mail. As repostas foram lidas pelos vereadores durante a reunião. O colegiado aprovou novo convite para as empresas que deverão comparecer na primeira reunião da CPI que será realizada no dia 15/02/2022.
“As empresas deram justificativas parecidas. Refizemos o convite, no entanto, caso as empresas não compareçam iremos fazer uma convocação”, afirmou o presidente da CPI, vereador Adilson Amadeu (DEM). Para a vereadora Luana Alves (PSOL) o não comparecimento dos convidados mostra uma postura negativa sobre as empresas. “Hoje era o dia de escutarmos as empresas de locação de veículos que têm contratos com os aplicativos de transporte privado urbano e entender a relação entre elas”, disse a parlamentar.
Ainda durante o encontro, os vereadores também aprovaram um requerimento de autoria da vereadora Luana Alves (PSOL), que convida representantes da empresa Kovi para a reunião que acontecerá no dia 22/02/2022.
Também participaram da reunião os vereadores Dr. Sidney Cruz (SOLIDARIEDADE), Marlon Luz (PATRIOTA) e Senival Moura (PT). Para conferir a reunião na íntegra, clique no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=TS9VH5KHf1M
A CPI dos Aplicativos
A CPI dos Aplicativos tem o objetivo de investigar contratos das empresas por aplicativo que atuam no transporte particular de passageiros individual remunerado e das empresas de aplicativos para transporte de pequenas cargas, market place e delivery, realizada por motofretistas e motoboys na capital paulista, bem como avaliar situações trabalhistas dos colaboradores e o recolhimento de impostos para o município.