Em reunião nesta terça-feira (19/11), a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Práticas Abusivas aprovou três requerimentos de autoria do presidente do colegiado, vereador Fabio Riva (MDB), com direcionamento dos próximos passos da investigação.
O primeiro deles convida o delegado Eduardo Miraldi, do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), responsável pelas investigações de fraudes financeiras no ambiente virtual e digital, para repercutir e esclarecer questões relacionadas ao tema.
Já o segundo requerimento convida João Ricardo Mendes, José Eduardo Mendes e Antônio Gomes, fundadores da Hurb (antiga Hotel Urbano), a prestarem esclarecimentos sobre a recente interrupção da comercialização de pacotes de viagens, passagens aéreas e hospedagens por conta de vendas não honradas junto a fornecedores por falta de pagamento, o que culminou no descredenciamento da Hurb junto ao Ministério do Turismo.
Pelo mesmo motivo, o terceiro requerimento convida Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira, fundadores da 123milhas, e Cristiane Soares Madureira, sócia da Novum Investimentos e Participações S/A, uma das controladoras da holding da 123milhas, a darem explicações à CPI.
“Nós recebemos dois requerimentos de respostas das empresas Hurb e 123milhas, e também da Secretaria da Fazenda. Então, [por isso] a importância da oitiva tanto do delegado responsável pelos crimes virtuais do DEIC, como também o convite aos sócios das empresas 123milhas e também da Hurb”, justificou Riva.
A reunião desta terça, cuja íntegra está no vídeo abaixo, também contou com a presença dos vereadores Senival Moura (PT), vice-presidente da CPI, Elaine do Quilombo Periférico (PSOL) e Rubinho Nunes (UNIÂO), integrantes da Comissão.
Sobre a CPI
A CPI das Práticas Abusivas tem o objetivo de investigar eventuais práticas abusivas, esquemas de pirâmides e fraudes financeiras na capital paulista. Além disso, a Comissão busca defender os direitos do consumidor e da cidade de São Paulo.