A Comissão de Finanças e Orçamento aprovou, nesta quarta-feira (29/8), um requerimento que solicita informações à Secretaria Municipal de Saúde sobre o funcionamento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
A vereadora Soninha Francine (PPS), autora do requerimento e membro da Comissão, disse que a demora das ambulâncias, por exemplo, é uma das principais reclamações da população. “A ambulância não só demora demais pra atender, como a pessoa não tem nem a previsão exata de quanto tempo vai demorar pra chegar. É uma angústia indescritível. O que eu quero entender é se a situação é uma questão de mais recursos ou se é uma questão de administrar melhor o sistema como é hoje”, explicou.
A Secretaria Municipal de Saúde deve informar aos parlamentares sobre o procedimento do SAMU para atender às chamadas; o número de equipes e viaturas disponíveis; como funciona a integração com outros serviços de emergência; e qual o número de atendimentos em 2017 e 2018. O objetivo é descobrir se as atuais falhas do serviço são por razões financeiras, e colocar a demanda na pauta de discussão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2019.