RenattodSousa
Foi realizada nesta quinta-feira (21) a solenidade de encerramento das atividades da 18ª Turma do Restaurante-Escola São Paulo, projeto de capacitação profissional com sede na Câmara Municipal.
Udi Coutinho, coordenadora do restaurante, disse que quase a totalidade dos alunos já saem empregados, mas que esse é só um dos aspectos positivos do projeto. Eles vão conseguir emprego, ter uma noção de cidadania, constituir família. Eles saem com a perspectiva de construir um futuro para eles, isso a gente tem certeza, disse.
O curso é estruturado em aulas teóricas, dadas em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, e o treinamento prático, que é feito no Restaurante-Escola, onde os alunos se revezam em todos os setores (cozinha, salão, bar, padaria e confeitaria), desenvolvendo habilidades para trabalhar na área de restaurantes.
Os formandos receberam seus certificados das mãos do presidente da Câmara, vereador José Américo (PT). O vereador destacou os benefícios que projetos desse tipo trazem para a economia municipal. Se todas as instituições fizessem isso, acho que a gente estaria colaborando para que nosso país avançasse ainda mais. Um dos grandes problemas que a cidade de São Paulo ainda tem na área de hotelaria é a ausência de mão-de-obra qualificada, ressaltou o parlamentar.
O evento contou com a participação de Eliseu Gabriel, secretário municipal do Trabalho e do Empreendedorismo, e de Luciana Temer, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Ambas as pastas são parceiras do projeto.
Para Eliseu Gabriel, um dos aspectos mais positivos da iniciativa é a ajuda de custo que os participantes recebem. Isso ajuda demais essas famílias, porque muitas vezes as pessoas querem fazer alguma coisa, mas não têm nem como tomar condução, um ônibus para fazer a atividade, disse o secretário.
Luciana Temer valorizou o esforço pessoal dos formandos. Eu queria parabenizá-los por vocês terem feito não um curso, mas uma opção de vida. Vocês escolheram, ao persistir, serem protagonistas da própria história. Vocês escolheram conduzir, e não serem conduzidos.
O PROJETO
O Restaurante-Escola São Paulo é um projeto social que surgiu em janeiro de 2004, na sede da Câmara Municipal de São Paulo, criado pela Prefeitura. É operacionalizado pela Fundação Jovem Profissional e conta com diversos parceiros, como a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria Municipal do Trabalho, o projeto Nós do Centro, a União Europeia e a Universidade Anhembi Morumbi.
Cada turma compreende 60 jovens em situação de vulnerabilidade social, entre 17 e 21 anos. O curso tem duração de seis meses e o objetivo de capacitar e inserir estes jovens no mercado de trabalho.
(21/02/2013 21h)