Criado em 2004, o Restaurante-Escola da Câmara Municipal de São Paulo é um projeto social gerenciado e operacionalizado pela Fundação Jovem Profissional por meio de um convênio com a SMADS (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). O restaurante oferece curso gratuito de formação em serviços em restaurante.
O curso – composto por aulas teóricas e práticas – tem duração de cinco meses e meio e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Destinado a pessoas com idade entre 17 e 59 anos que moram em São Paulo, as atividades buscam desenvolver a capacitação profissional de jovens e adultos para que eles possam trabalhar em diferentes funções em restaurantes.
De acordo com a gerente-geral do Restaurante-Escola, o conteúdo teórico oferecido é similar a qualquer curso de gastronomia, tanto em nível superior quanto em nível técnico. Teresa Barros Barreto explica que a diferença entre outros cursos está na atividade prática realizada ao longo do período. “O treinamento é de excelência e o serviço interessante, pois os clientes também são instrutores dos estudantes à medida que pedem o prato e explicam como querem. Eles se propõem a ajudar no começo do curso”.
Os encontros são realizados no próprio Restaurante-Escola, localizado no 1º subsolo da Câmara Municipal de São Paulo, onde os alunos se revezam em todos os setores, como cozinha, salão, bar, padaria e confeitaria. Os estudantes recebem aulas básicas de preparo de lanches, sobremesas e sucos, atendimento ao cliente, higienização, conservação e preparo de alimentos, entre outras disciplinas.
A equipe da Rede Câmara SP acompanhou o início das atividades em 2025. A reportagem é de Felipe Palma: