pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Resultados do ‘Bairro Amigo do Idoso’ são apresentados

30 de novembro de 1999 - 00:00

Categorias

Os primeiros resultados do programa Bairro Amigo do Idoso, implantado pela Subprefeitura da Mooca em abril de 2011, foram debatidos nesta terça-feira durante a reunião da Comissão do Idoso e Assistência Social. A iniciativa, que já está sendo levada para outras regiões da cidade, é uma forma de levantar junto à população idosa suas necessidades e prioridades.

A criação do Bairro Amigo do Idoso levou à realização de uma conferência na região, em junho. Dinael Wilson Hilochi, um dos delegados durante o encontro, considera o programa fantástico. É problemático para um idoso ter que se locomover para ser atuante, explicou. Segundo Hilochi, desde a conferência a Subprefeitura da Mooca tem cobrado mais os donos de imóveis para consertarem suas calçadas, uma das maiores demandas da Terceira Idade.

O presidente da comissão, Claudio Prado (PDT), explicou que iniciativas semelhantes ao programa Bairro Amigo do Idoso já são aplicadas em outros países. Para o vereador, é importante regionalizar o debate sobre políticas públicas voltadas aos idosos.

“Cidade Tiradentes e a Praça da Sé, por exemplo, têm dinâmicas e necessidades diferentes. Na cidade temos 287 equipamentos só para idosos, o que precisamos agora é saber prioridades e a capacidade de cada subprefeitura em agir nas áreas envolvidas, afirmou.

Maria Russo, moradora do Bixiga, contou durante a reunião desta terça-feira sobre o projeto de revitalização da Praça 14 Bis, lançado na segunda-feira em parceria com a Fecomercio, que, segundo ela, foi elaborado com a participação da população idosa que vive na região. Ela acredita que o mesmo pode ocorrer em outras obras em São Paulo. O programa Bairro Amigo do Idoso pode fazer com que todos se juntem e deem ideias, disse.

O PROJETO
O programa Bairro Amigo do Idoso contempla a fiscalização de irregularidades e a realização de serviços de manutenção, como poda de árvore, limpeza de bueiro, conservação e conserto do passeio público e fiscalização da Lei Cidade Limpa, entre outros.

As áreas de intervenções são escolhidas pelo critério da maior concentração de pessoas, principalmente pedestres, como no caso de ruas estruturais e coletoras, além das vias que possuem equipamentos sociais de saúde e educação.

(16/08/2011 – 15h15)

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar