A Câmara Municipal de São Paulo abrigará amanhã (16/03), a partir das 19h, uma reunião pública para discutir a preservação do Cine Belas Artes. Depois de décadas de funcionamento, o cinema localizado na esquina das avenidas Consolação e Paulista deve fechar as portas ao público na próxima quinta-feira.
A reunião foi convocada pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB) a pedido da Comissão do Movimento pelo Belas Artes, grupo formado após o anúncio do fechamento do cinema.
De acordo com a presidente do Instituto Via Cultural e uma das articuladoras da reunião de amanhã, Anna Lúcia Marcondes, serão discutidos o tombamento do cinema e a elaboração de políticas públicas em defesa do patrimônio cultural “imaterial” de São Paulo.
O Instituto Via Cultural já pediu a abertura do processo de tombamento do Belas Artes junto ao Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), e teve a demanda acatada no dia 18 de janeiro. A previsão é que os estudos técnicos para decisão quanto ao tombamento definitivo sejam finalizadas até abril.
Sobre o patrimônio “imaterial”, chamado assim por se tratar de algo intangível, como a memória cultural da cidade de São Paulo, Anna Lúcia explica que não existem políticas específicas nesse sentido, então a ideia é definir com a população um parecer que norteie os futuros debates sobre o assunto. “Por isso a presença do público na reunião de amanhã é importante”, destaca ela.
Impasse
Em dezembro passado, o proprietário do prédio onde funciona o Cine Belas Artes não renovou o contrato de locação com a empresa que explora o cinema e, desde então, nenhum acordo foi alcançado para que as atividades do local sejam mantidas.
A programação da última semana de funcionamento do cinema pode ser conferida clicando aqui.