pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Revisão do Plano Diretor: Comissão de Saúde debate sobre UBSs e hospitais em Audiência Pública

Por: CAROL FLORES
DA REDAÇÃO

12 de abril de 2023 - 17:26
André Bueno | REDE CÂMARA SP

A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher realizou nesta quarta-feira (12/4) uma Audiência Pública temática sobre a revisão do PDE (Plano Diretor Estratégico), prevista no PL (Projeto de Lei) 127/2023. O debate, voltado a UBSs (Unidade Básicas de Saúde) e hospitais da cidade de São Paulo, foi o primeiro de um conjunto de cinco audiências que serão realizadas pela Comissão para debater a proposta.

O Salão Nobre da Câmara, local onde foi realizada a discussão, ficou lotado. O presidente da Comissão de Saúde, vereador André Santos (REPUBLICANOS), elogiou a participação popular. “Temos que parabenizar a população que aderiu à Audiência Pública e veio participar dessa discussão. Temos que entender o que já está no planejamento do Executivo em relação ao Plano Diretor para essa área, porque acompanhamos algumas reclamações das pessoas pela necessidade de melhorias na estrutura e ampliação dos locais que assistem a comunidade”, disse.

Participação popular

Representando o Sindsep (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de SP), Lurdes Estevão reclamou das condições atuais da saúde pública municipal e disse que estão destruídas a atenção básica, as unidades hospitalares, serviço de urgência e emergência, além de grandes filas de espera para exames e atendimentos e sucateamento das condições de trabalho.

“A nossa maior reivindicação na mesa de negociação é a busca de condições para atender a população e viemos aqui hoje cobrar dos vereadores a responsabilidade que eles têm com a saúde da população paulistana. Saúde é vida e a vida é o nosso bem maior”, destacou Lurdes.

Também buscando melhorias para o setor da saúde, a agente de combate a endemias, Laudicéia Reis, pediu a realização de concursos públicos para a categoria e se queixou da terceirização. “Sempre justificam a terceirização falando que os serviços vão melhorar, mas isso não se aplica. Sai mais caro para o município, não atende à demanda e impede uma fiscalização transparente”, disse.

Já o coordenador do Movimento Popular de Saúde de Cidade Ademar e Pedreira, Dimitri Auad, lembrou da transversalidade que envolve o setor da saúde pública. “A saúde tem interface com quase todas as áreas como transporte público, se for poluente contamina o ar e logo reflete na saúde; inundações e enchentes também impactam na saúde, gerando doenças e destruindo patrimônios e falta de equipamentos de lazer, cultura e esporte, que afetam diretamente a saúde física e mental da população periférica”, explicou.

A representante da Secretaria Municipal da Saúde, Sandra Sabino Fonseca, disse que há uma expansão da rede municipal. “Já expandimos 10 hospitais, 23 UPAS – em breve teremos mais 15, além de entregamos 6 CAPS. A rede vai se modulando à necessidade da população”, explicou.

O vereador Manoel Del Rio (PT) ressaltou a importância da participação da comunidade nas Audiências Públicas. “A população nos trouxe um diagnóstico e nós precisamos levar em consideração na revisão do Plano Diretor, por isso é importante a participação da população nessas discussões”, disse.

Audiências Públicas da revisão do PDE

O Portal da Câmara disponibiliza um hotsite especial sobre a revisão do Plano Diretor, com documentos, notícias, o calendário completo de Audiências Públicas e todas as instruções sobre como participar. Para acessar, clique aqui.

Participaram do debate desta quarta, que pode ser visto na íntegra no vídeo abaixo, os vereadores André Santos (REPUBLICANOS), Aurélio Nomura (PSDB)Hélio Rodrigues (PT), João Ananias (PT), Luana Alves (PSOL), Manoel Del Rio (PT) e Sansão Pereira (REPUBLICANOS).

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar