Há 25 anos, o Dia do Rotary faz parte do calendário oficial das comemorações da cidade de São Paulo. Para celebrar a data, os rotarianos se reuniram nesta terça-feira ( 23/02) na Câmara Municipal. O Rotary Internacional existe há 105 anos no mundo e está presente no Brasil há 87 anos. É uma entidade apartidária e sem fins lucrativos “ Seguimos a filosofia de servir, de ser solidário, de ser ético e ter postura”, explicou o vereador rotariano Gilson Barreto (PSDB), proponente da sessão. Como exemplo das bandeiras solidárias defendidas pelo Rotary pode-se enfatizar as ações que ajudaram erradicar a poliomielite no mundo e o mutirão para a cirurgia de catarata. “ Acreditamos que ao diminuir o sofrimento nas comunidades poderemos alcançar a paz mundial”, explica Roberto Luiz Barroso Filho, governador do Distrito 4420. “O projeto de lei que oficializou a data serviu de exemplo para que mais de 500 Câmaras Municipais em todo Brasil também comemorassem o Dia do Rotary”, lembra José Alfredo Petroni, diretor de Rotary Internacional entre os anos 1995 e 1997.
Outro motivo de orgulho para os rotarianos são os dez anos de criação das Faculdades Integradas Rio Branco, cuja mantenedora é a Fundação de Rotarianos de São Paulo. “ Nosso objetivo é formar cidadãos responsáveis e conscientes, além da excelência acadêmica”, afirmou o professor Custódio Pereira, diretor geral das Faculdades Integradas Rio Branco.
Além do vereador Gilson Barreto, dos rotarianos Alfredo Pretoni e Luiz Barroso Filho, e do professor Custódio também compuseram a mesa solene : Eduardo de Barros Pimentel, presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo; Juvenal Antonio da Silva, governador do Distrito 4430, Reinaldo Domingos, governador do Distrito 4610; Antonio José Costa, representante do colégio de governadores do Rotary; Samir Nakhle Khoury, governador rotariano; e Eurípedes Sales, conselheiro do Tribunal de Contas do Município.
|