RenattodSousa / CMSP
Rute Costa Sobrinha (à esq.) recebe das mãos da vereadora Marta Costa (PSD) o Título de Cidadã Paulistana |
Rute Costa Sobrinha, ou “Dona Rutinha”, como é conhecida a presidente da ABCCHC (Associação Beneficente e Cultural da Comunidade do Hospital das Clinicas de São Paulo), recebeu o titulo de Cidadã Paulistana em uma Sessão Solene realizada na noite desta quarta-feira (18/6), na Câmara Municipal.
Natural de Pindaré Mirim, no Maranhão, chegou há mais de quarenta anos à capital paulista junto com sua família, tornou-se técnica em enfermagem do Hospital das Clínicas de São Paulo, presidente da Associação do Hospital das Clínicas e membro do Sindicado do Hospital das Clínicas, onde – junto com um grupo de trabalho fundou há 25 anos a ABCCHC, que atende familiares de funcionários e comunidades carentes.
A solenidade foi uma iniciativa da vereadora Marta Costa (PSD), que destacou a dedicação da homenageada no serviço à sociedade. É uma pessoa que trabalhou a vida toda só pensando no próximo, sempre pensando em ajudar as pessoas, por isso tiro meu chapéu para Rutinha. Ela é tão solidária que negou a sua própria vida para ajudar ao próximo, disse.
Uma pessoa tão simples que veio de uma região tão distante, de grandes dificuldades, e chegando a São Paulo abraçou esse gigante que é essa cidade. Fez, vem fazendo e com certeza vai fazer muito mais pelas pessoas que mais necessitam, afirmou cirurgião-dentista Haroldo José Campos Lima.
O Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá (PTB) disse que fez questão de vir de Brasília abraçar a amiga e ressaltou a importância da presença da presidente no trabalho da associação. Alguns professores, médicos e doutores mandam falar com a Rutinha para resolver os problemas, mostrando que realmente a vivência que ela tem no dia-a-dia das clínicas faz dela uma pessoa fundamental e essencial, afirmou.
A mais nova cidadã paulistana agradeceu o Título lembrando sua trajetória de dificuldades. Uma pessoa humilde como eu sou, vinda da interior do Maranhão há 46 anos, com seis irmãos em um pau-de-arara , e hoje Deus me dá esse privilégio de receber a honra desse título. Muito obrigado, que Deus guarde cada um e nós e proteja, porque sem essa proteção nada é feito. Se não tivermos fé nada acontece, disse. (Da Redação)
(18/06/2014 22h01)