pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Ruy Ohtake é homenageado na Câmara

11 de junho de 2012 - 22:18

Categorias

RenattodSousa

Conhecido internacionalmente como um dos mais proeminentes e criativos arquitetos em atividade, Ruy Ohtake foi homenageado nesta segunda-feira  com a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão por sua obra na cidade de São Paulo.

Cidadão paulistano, Ohtake formou-se na Universidade de São Paulo em 1960. Sua obra é referência e motivo de estudos nas mais renomadas escolas de arquitetura do mundo. Foi vencedor de diversos concursos de arquitetura, além de receber importantes prêmios nos últimos 50 anos.

Sobre suas obras foram editados livros e ensaios, com textos elaborados por estudiosos, críticos, historiadores e professores de arquitetura, além de jornalistas especializados no cotidiano urbano.

Ele assina projetos como o Hotel Blue Tree, em Brasília, a Embaixada Brasileira em Tóquio, os jardins e o museu aberto da Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos, entre outros. Em São Paulo, foi responsável por obras como os hotéis Unique e Renaissance e o Parque Ecológico do Tietê.

Ohtake foi também responsável pela intervenção de reurbanização da favela de Heliópolis, zona Sul da Capital. Segundo ele, esse projeto abre um novo horizonte para os moradores daquela região. Eu acredito na cidade mais igualitária, mais democrática. Então quando fiz o projeto para a comunidade de Heliópolis, fiz prédios circulares, carinhosamente apelidados de redondinhos pela população. Ninguém acreditava que fosse possível encaixar o custo do projeto no custo da habitação para famílias de 0 a 3 salários mínimos. E isso foi possível. A primeira parte foi entregue em dezembro, para 200 famílias, e isso foi muito emocionante, disse.

O que mais me marcou no Ruy foi a sensibilidade dele quando começou a atuar em Heliópolis, uma história lindíssima, nos 450 anos de São Paulo, quando ele disse que um dos locais mais bonitos da cidade era o Ibirapuera, e o mais cinza era a favela de Heliópolis. A comunidade o procurou e pediu ajuda para tornar o local mais bonito, e foi o que ele fez. É um arquiteto que tem sua marca gravada na memoria da cidade, disse o vereador Chico Macena (PT).

O projeto que homenageou o arquiteto foi proposta em 2005, pelo então vereador Paulo Teixeira (PT), hoje deputado federal. O vereador Chico Macena (PT), em acordo com o deputado, foi o responsável pela viabilização da sessão solene.

LEIA TAMBÉM:
Arquiteto projetou alguns dos edifícios mais famosos da cidade

(11/06/2012 21h18)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar