Os Salesianos, congregação religiosa reconhecida como referência na educação-evangelização dos jovens, receberam nesta sexta-feira a Salva de Prata da Câmara Municipal de São Paulo em comemoração aos 120 anos de fundação. A sessão solene, de iniciativa do vereador Floriano Pesaro (PSDB), foi realizada no Colégio Salesiano, na alameda Dino Bueno, nos Campos Elíseos.
A Congregação dos Salesianos é uma congregação religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana fundada em 1859 por São João Bosco e aprovada em 1874 pelo papa Pio IX. Seu nome oficial é Pia Sociedade de São Francisco de Sales em homenagem a São Francisco de Sales, contudo são popularmente conhecidos por salesianos de Dom Bosco, (em latim: Salesiani Domini Bosci) o que determina sua sigla: SDB.
Em Roma, por ocasião dos 50 anos da Sagração Episcopal do Papa Pio XI, Dom Pedro solicitou que um grupo de Salesianos se instalasse no Brasil. No dia 14 de julho de 1883 esse grupo, com grande incentivo de Dom Bosco, chegou ao Brasil.
Instalaram-se no bairro de Santa Rosa, localizado na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Nascia a primeira Casa Salesiana do Brasil, o Colégio Salesiano Santa Rosa. Os salesianos chegam a São Paulo dois anos depois.
A Congregação Salesiana foi a primeira instituição a constituir a família salesiana. Entre as obras da Congregação dos Salesianos podemos citar os colégios e serviços beneficentes, espalhados por várias partes do mundo.
“Os Salesianos merecem tamanho reconhecimento pelo desempenho em sua missão educativa. Eles ajudam a diminuir a desigualdade e contribuem para o desenvolvimento do país”, afirma Floriano Pesaro.
(25/05/2012 21h)