O Centro Acadêmico Manoel de Abreu, da Santa Casa de São Paulo ficou com o primeiro lugar do 5º Prêmio de Cidadania Universitária Edison Tsung-Chi Hsueh “Prêmio Trote Solidário”. A entrega aconteceu nesta sexta-feira (29/05) na Câmara Municipal. O projeto vencedor englobou atividades diversas como doação de sangue e medula óssea, ações inspiradas nos Doutores da Alegria, campanhas de prevenção de câncer de mama, palestras educativas, ambulatório social e macarronada para moradores de rua O vereador Paulo Frange (PTB), presidente da sessão e componente da comissão julgadora, falou que o quesito inovação foi primordial para a escolha do vencedor. “ Valorizamos os projetos que apresentaram ideias modernas. Acreditamos, sim, que o trote seja um momento de festa, um batizado e entendemos que é importante comemorar com responsabilidade social”, disse ele.
17 instituições de ensino superior enviaram projetos que envolviam ações de arrecadação de alimentos, livros, materiais escolares; doação de sangue; e campanhas de conscientização ambiental.
Houve empate no 2º lugar entre a Equipe do Projeto I Help, da FIAP e o Departamento de Relações Institucionais e Comunidade, da UNINOVE. O 3º lugar foi conquistado pela PUC Júnior Consultoria, da PUC/SP.
O prêmio foi criado em 2003 em homenagem ao jovem Edison Tsung-Chi Hsueh, calouro do curso de Medicina da USP que morreu tragicamente durante o trote, em 1999. O objetivo é premiar entidades estudantis que buscaram incentivar atividades sociais na integração entre calouros e veteranos.Desta forma, a Câmara pretende estimular a prática de trote que respeite a dignidade humana e incentive a adoção de valores éticos como a solidariedade, a coletividade e a amizade.
Além do vereador Paulo Frange a comissão julgadora foi formada pelos vereadores Gabriel Chalita (PSDB), Marcelo Aguiar (PSC), Juliana Cardoso (PT) e Marco Aurélio Cunha (DEM).
|