Entre as demandas que os moradores da região da Subprefeitura de Santana / Tucuruvi apresentaram, durante audiência pública realizada neste sábado (13) para discutir o Programa de Metas da Prefeitura, duas foram as mais citadas: medidas de mobilidade urbana e um plano de bairro.
Para melhorar o tráfego na região foram sugeridas obras viárias, criação de corredores de ônibus, ciclofaixas e até uma linha de monotrilho. Para o subprefeito Roberto Cimino, muitos dos problemas atuais de mobilidade na Zona Norte da cidade são frutos de um sistema viário mal concebido. “Só ligar avenidas até a serra não resolve o problema. A gente precisa de ligações Leste-Oeste também, afirmou.
Outra demanda da comunidade é conseguir auxílio do poder público para criar um plano de bairro para Santana, ação que já está sendo tocada por associações do distrito. O vereador José Police Neto (PSD), autor do projeto de lei que criou o plano de bairro de Perus, aprovado em primeira discussão no início deste mês pela Câmara Municipal, defendeu que o instrumento seja incorporado ao Programa de Metas.
A cidade já realiza 30 milhões de viagens funcionais por dia, e esse dinheiro não é incorporado a ninguém, ele é só gasto, comentou o parlamentar, para quem a culpa é do modelo de crescimento da cidade, que segrega emprego (concentrado na região central) e moradia (concentrado na periferia). O esforço que se faz é para buscar uma nova linha de desenvolvimento. Para isso, o melhor mecanismo que se tem é o Plano de Bairro.
Também compareceu ao evento o vereador Nelo Rodolfo (PMDB), que elogiou a iniciativa da Prefeitura de submeter o Programa de Metas à audiências públicas. A iniciativa do prefeito em promover essas reuniões nas subprefeituras possibilita que o munícipe participe mais da vida da cidade. Os moradores, vindo aqui, vão ter a possibilidade de ajudar a identificar os problemas da região, declarou Rodolfo.
Leia mais sobre as audiências do Plano de Metas:
– Falta de médico especialista preocupa moradores de Ermelino
– Saúde e atenção à terceira idade são reivindicações do Aricanduva
– São Mateus: audiência pública do Plano de Metas é adiada .
-Filas na saúde e verba para CDCs são demandas da V.Prudente.
-São Miguel: unidade habitacional é prioridade da região
-Moradores da Penha querem mais infraestrutura viária
– População se mobiliza por equipamentos culturais na V. Maria
– Em Guainases, construções de escola pública é prioridade .
– Cidade Tiradentes: moradores pedem a construção de dois CEUs
– Itaim Paulista: famílias precisam ser removidas de áreas de risco.
(13/4/2013 – 15h35)