O Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo prevê diversas ações de melhorias, principalmente para as áreas de moradia e saúde para os distritos pertencentes à subprefeitura de São Miguel, Zona Leste da capital paulista. Neste sábado (13) a população pode discutir, em audiência pública, as necessidades dos distritos contempladas no projeto e apresentar suas manifestações de melhorias
De acordo com a apresentação do assessor da secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Felipe Teixeira, devem ser entregues mais de cinco mil unidades habitacionais até 2016. Na área da saúde, São Miguel deve ganhar uma unidade da Rede Hora Certa, uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além da reforma de um hospital da região.
Em âmbito educacional, também estão programadas duas escolas municipais. Segundo o plano de melhorias, devem ainda ser instalados 750 pontos de iluminação e novos corredores de ônibus. Todas as sugestões apresentadas serão analisadas e depois daremos uma devolutiva à população, explicou Teixeira.
Jardim Helena quer solução para enchentes
As ações previstas no Plano de Metas agradaram boa parte dos mais de 150 participantes, no entanto, alguns moradores fizeram considerações e questionaram o Executivo. O coordenador do Movimento Nosso Jardim Helena, Cristóvão de Oliveira, afirmou que seu bairro está esquecido. O nosso distrito não está contemplado e não sei onde a Prefeitura vai construir essas moradias, escolas e também um hospital para nos atender. Além disso, toda vez que chove tem enchente no Jardim Helena e os moradores perdem tudo, enfatizou.
Outros participantes também falaram que o Governo precisa priorizar o ensino para adultos, construir casas de longa permanência para idosos, resolver problemas de drogas entre jovens e também que a Prefeitura conceda o título de posse para a comunidade Vila Nossa Senhora Aparecida.
O subprefeito de São Miguel, Aldo Sodré, gostou do debate e afirmou que é fundamental a participação popular. É um momento oportuno para que a sociedade se manifeste e aponte todas as suas necessidades, disse.
Leia mais sobre as audiências do Plano de Metas:
– Falta de médico especialista preocupa moradores de Ermelino
– Santana: moradores querem mais mobilidade e plano de bairro
– Saúde e atenção à terceira idade são reivindicações do Aricanduva
– São Mateus: audiência pública do Plano de Metas é adiada .
-Filas na saúde e verba para CDCs são demandas da V.Prudente.
-Moradores da Penha querem mais infraestrutura viária
– População se mobiliza por equipamentos culturais na V. Maria
– Em Guainases, construções de escola pública é prioridade .
– Cidade Tiradentes: moradores pedem a construção de dois CEUs
– Itaim Paulista: famílias precisam ser removidas de áreas de risco.
(13/4/2013 – 18h54)