Amanhã, dia 25 de janeiro, a capital paulista celebra seu 470º aniversário. E para aproveitar a programação especial do feriado municipal com tranquilidade fique atento ao funcionamento de serviços públicos e confira o que abre e o que fecha na cidade:
Câmara Municipal
O Palácio Anchieta, sede do Legislativo paulistano, estará fechado e reabre ao público na próxima segunda-feira (29/1).
Saúde
As AMAS (Assistências Médicas Ambulatoriais) e UBS (Unidades Básicas de Saúde) Integradas funcionam normalmente (7h às 19h), com a continuidade das campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação. Outros equipamentos da saúde também estarão abertos durante o feriado:
– Hospitais municipais;
– Prontos-socorros municipais;
– Unidades de Pronto Atendimento;
– Centros de Atenção Psicossocial;
– Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – 192;
– Laboratório de Emergência Toxicológica;
– Complexo Regulador de Urgência e Emergência;
– Centro de Controle de Intoxicações.
Outros serviços funcionarão para demandas internas, como os Hospitais Dia 24h, os Centros de Atenção Psicossocial III e a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico. A Divisão de Vigilância de Zoonoses e a Divisão de Vigilância Epidemiológica funcionam em regime de plantão.
Assistência Social
Estarão abertos: Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, Serviço Especializado de Abordagem Social, Centros de Acolhida, Central de Vagas, Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituto de Longa Permanência para Idosos, Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.
Não funcionam: Supervisão de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Centros POP, Núcleo de Proteção Jurídica, Centro para Crianças e Adolescentes, Centro para a Juventude, Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos, Núcleo de Convivência para Idosos, Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência, Centro Dia para Idosos, Centro de Referência do Idoso, Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família, Centro de Convivência Intergeracional, Centro de Defesa e Convivência da Mulher, Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.
Pessoa com Deficiência
A Central de Intermediação em Libras da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência funcionará normalmente nesta quinta. Já a Paraoficina Móvel não fará atendimento no dia 25.
Direitos Humanos e Cidadania
Funcionam normalmente, a Casa da Mulher Brasileira, a Estação Vidas no Centro Júlio Prestes, e o Centro de Referência da Criança e do Adolescente. Os Conselhos Tutelares funcionarão em regime de plantão.
Não estarão abertos, os Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial, Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes, Centros de Referência, Centros de Cidadania, Postos Avançados do Metrô e do Terminal de ônibus do Sacomã, Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua, Serviços de Inclusão Social e Produtiva (Recifram e Reviravolta), Polo Cultural da Terceira Idade, Centros de Cidadania LGBTI, Ouvidoria e Desaparecidos.
Serviços funerários e Subprefeituras
Os serviços funerários terão os horários dos 22 cemitérios não alterados, das 7h às 18h. Já as praças de atendimento das 32 Subprefeituras estarão fechadas no feriado da quinta-feira (25). Os ecopontos estarão abertos das 6h às 18h. Os pátios de compostagem funcionarão das 14h às 22h.
Educação, Esporte e Lazer
Os CEUs (Centros Educacionais Unificados) estarão abertos das 8h às 18h e os Centros Esportivos funcionam normalmente nos horários habituais de feriado de cada equipamento. Os parques municipais naturais e urbanos irão funcionar normalmente.
Para outras informações sobre o funcionamento dos equipamentos públicos municipais, clique aqui.
Terminais e SPTrans
O atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes será das 6h às 22h. Já as lojas Jabaquara, Santana e o Posto Central da SPTrans estarão fechados e voltarão ao atendimento normal na sexta-feira, 26 de janeiro.
Rodízio e tarifa zero
O rodízio de veículos também estará suspenso para automóveis e caminhões durante todo o dia. Além disso, haverá tarifa zero no feriado de aniversário de São Paulo, com passagem gratuita de ônibus para a população.