A cidade de São Paulo começa a surgir a partir da construção de um colégio jesuíta em 25 de janeiro de 1554 no alto de uma colina entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. O local era utilizado para catequese dos índios.
Anos mais tarde, começou o povoamento da região do Pátio do Colégio e pelos dois séculos seguintes, São Paulo permaneceu como uma vila pobre e isolada porque era difícil subir a Serra do Mar à pé da Vila de Santos ou da Vila de São Paulo.
A situação de São Paulo viria a mudar em 1681 quando o Marquês de Cascais transferiu a capital da Capitania de São Vicente para a Vila de São Paulo. Com o crescimento da importância da capital paulista, em 1711 a região foi elevada à categoria de cidade.
Algumas mudanças na própria classificação da edilidade acompanharam a capital paulista ao passar a ter esse título. Antes chamada de Conselho da Câmara, passou a ser denominada de Senado da Câmara – título para as câmaras de vilas ou cidades consideradas muito importantes.
A população da cidade era formada por brancos, índios e negros.
Para saber mais detalhes sobre essa história acesse o Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo e conheça os registros do passado político, social e cultural.