pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

São Paulo terá centro internacional para promoção da saúde de adolescentes e jovens

15 de abril de 2009 - 06:01

Categorias

Juvenal Pereira
São Paulo terá centro internacional para promoção da saúde de adolescentes e jovens
Albertina Duarte, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria do Estado de São Paulo

 

A capital de São Paulo será sede de um centro latino-americano, do Caribe e de países de língua portuguesa para a promoção da saúde de adolescentes e jovens. O projeto foi apresentado por Luiz Felipe Codina, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), nesta quarta-feira (15/04), para a Comissão de Saúde.A OPAS é um escritório regional para as Américas da  Organização Mundial da Saúde.

 “O objetivo é fazer um intercâmbio dos projetos e tecnologias bem sucedidas na área da saúde do jovem desses países e, assim, formar uma rede de colaboração institucional para identificar demandas, realizar pesquisas, capacitar profissionais, formar gestores em saúde e divulgar informações. Já temos um lugar estratégico para a construção do prédio aqui na região central da cidade cedido pelo governo estadual”, disse Codina.
 
 O trabalho no centro contará com a participação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), organizações não governamentais, universidades e sociedade civil.  “Apresentamos hoje uma proposta inicial, acredito que até julho teremos o desenho completo de como será o projeto”, completou o representante da OPAS.
 
A médica Albertina Duarte, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria do Estado de São Paulo, esteve presente para apoiar o projeto. “ Precisamos trocar experiência e esperanças .Esta é uma forma do Brasil exercer seu papel de irmão . O centro será um marco histórico na vida do jovem latino-americano”, disse ela.
 
O centro foi muito elogiado pelos vereadores.  “A ideia é muito boa. Precisamos nos juntar, nivelar por cima a qualidade das pesquisas e buscar aquilo que há de melhor na área da saúde dos jovens”, afirmou Jamil Murad(PC do B).
 
 
Projetos, requerimentos e prestação de contas
 
A Comissão aprovou o parecer favorável ao PL 004/03, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), que dispõe sobre a isenção da contribuição para custeio do Serviço de Iluminação Pública – COSIP – aos contribuintes desempregados na data de sua sanção.
 
Dois requerimentos também foram aprovados. Um de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), que solicita à SMS o relatório conclusivo da Operação Parasita. O outro requerimento, de autoria da vereadora Noemi Nonato(PSB),  convida as doutoras Luz Marina e Eliane Chagas para falar sobre a situação da saúde das mulheres na capital, com data a ser definida.
 
A prestação de contas referente ao primeiro trimestre de 2009 da Secretaria da Saúde  ficou marcada para o dia 14 de maio, às 11h, na Câmara Municipal.
 
Os vereadores da Comissão também ouviram as reivindicações por moradia de movimentos sociais do centro. “ Iremos visitar o local onde essas família estão vivendo  para, então, encaminhar um relatório às secretárias competentes”, afirmou Juliana Cardoso, presidente da Comissão.
 
Subcomissão A Melhor Idade
 
O vereador Claudio Prado (PDT), presidente da subcomissão A Melhor Idade, falou sobre a visita ao Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia em São Miguel Paulista, zona leste da cidade de São Paulo. “Apesar de o Instituto ser de responsabilidade do governo do Estado, é importante conhecê-lo para buscar propostas para o município”.
 
O Instituto tem sete anos, atende 1.500 idosos por dia e conta com 320 funcionários. Além de oferecer serviços de saúde,  disponibiliza programas que estimulam a convivência como aulas de dança, pintura, alfabetização e informática. “Precisamos estender o projeto para mais áreas da cidade e assim, atender mais idosos”, finalizou Prado.
 
Além de Claudio Prado, Juliana Cardoso e Jamil Murad, participaram da reunião os vereadores Carlos Alberto Bezerra(PSDB), Sandra Tadeu(DEM), Milton Ferreira(PPS) e Noemi Nonato (PSB).

Imagens para download:
Juvenal Pereira
São Paulo terá centro internacional para promoção da saúde de adolescentes e jovens
Luiz Felipe Codina, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)
Juvenal Pereira
São Paulo terá centro internacional para promoção da saúde de adolescentes e jovens
Albertina Duarte, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria do Estado de São Paulo
Juvenal Pereira
Comissão de Saúde
Comissão de Saúde

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar