A capital de São Paulo será sede de um centro latino-americano, do Caribe e de países de língua portuguesa para a promoção da saúde de adolescentes e jovens. O projeto foi apresentado por Luiz Felipe Codina, representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), nesta quarta-feira (15/04), para a Comissão de Saúde.A OPAS é um escritório regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde. “O objetivo é fazer um intercâmbio dos projetos e tecnologias bem sucedidas na área da saúde do jovem desses países e, assim, formar uma rede de colaboração institucional para identificar demandas, realizar pesquisas, capacitar profissionais, formar gestores em saúde e divulgar informações. Já temos um lugar estratégico para a construção do prédio aqui na região central da cidade cedido pelo governo estadual”, disse Codina.
O trabalho no centro contará com a participação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), organizações não governamentais, universidades e sociedade civil. “Apresentamos hoje uma proposta inicial, acredito que até julho teremos o desenho completo de como será o projeto”, completou o representante da OPAS.
A médica Albertina Duarte, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria do Estado de São Paulo, esteve presente para apoiar o projeto. “ Precisamos trocar experiência e esperanças .Esta é uma forma do Brasil exercer seu papel de irmão . O centro será um marco histórico na vida do jovem latino-americano”, disse ela.
O centro foi muito elogiado pelos vereadores. “A ideia é muito boa. Precisamos nos juntar, nivelar por cima a qualidade das pesquisas e buscar aquilo que há de melhor na área da saúde dos jovens”, afirmou Jamil Murad(PC do B).
Projetos, requerimentos e prestação de contas
A Comissão aprovou o parecer favorável ao PL 004/03, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), que dispõe sobre a isenção da contribuição para custeio do Serviço de Iluminação Pública – COSIP – aos contribuintes desempregados na data de sua sanção.
Dois requerimentos também foram aprovados. Um de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), que solicita à SMS o relatório conclusivo da Operação Parasita. O outro requerimento, de autoria da vereadora Noemi Nonato(PSB), convida as doutoras Luz Marina e Eliane Chagas para falar sobre a situação da saúde das mulheres na capital, com data a ser definida.
A prestação de contas referente ao primeiro trimestre de 2009 da Secretaria da Saúde ficou marcada para o dia 14 de maio, às 11h, na Câmara Municipal.
Os vereadores da Comissão também ouviram as reivindicações por moradia de movimentos sociais do centro. “ Iremos visitar o local onde essas família estão vivendo para, então, encaminhar um relatório às secretárias competentes”, afirmou Juliana Cardoso, presidente da Comissão.
Subcomissão A Melhor Idade
O vereador Claudio Prado (PDT), presidente da subcomissão A Melhor Idade, falou sobre a visita ao Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia em São Miguel Paulista, zona leste da cidade de São Paulo. “Apesar de o Instituto ser de responsabilidade do governo do Estado, é importante conhecê-lo para buscar propostas para o município”.
O Instituto tem sete anos, atende 1.500 idosos por dia e conta com 320 funcionários. Além de oferecer serviços de saúde, disponibiliza programas que estimulam a convivência como aulas de dança, pintura, alfabetização e informática. “Precisamos estender o projeto para mais áreas da cidade e assim, atender mais idosos”, finalizou Prado.
Além de Claudio Prado, Juliana Cardoso e Jamil Murad, participaram da reunião os vereadores Carlos Alberto Bezerra(PSDB), Sandra Tadeu(DEM), Milton Ferreira(PPS) e Noemi Nonato (PSB).
|