O programa “Câmara no Seu Bairro” esteve, na manhã deste sábado (27/6), no centenário distrito de Sapopemba, na zona leste da cidade. A sessão pública contou com a participação de mais de 400 munícipes, que foram até o CEU Rosa da China para dialogarem com os vereadores, no mesmo final de semana em que o bairro festeja 105 anos de existência.
O professor Vitor Lobo, que mora no distrito há 20 anos e está fazendo pesquisas sobre a região, fez referência ao aniversário do bairro na tribuna popular e apresentou aos vereadores a necessidade de se fortalecer e resgatar o conteúdo cultural, material e imaterial de todos os distritos, neste caso, o de Sapopemba.
“A nossa intenção é resgatar a história. Como nasceu essa região? Quais foram as formas? Houve muitas lutas sociais? Ou seja, tudo que explica a nossa origem e o que nós somos hoje”, contou Lobo, que pediu a contribuição pública dos munícipes que quiserem participar do projeto, que tem por objetivo registrar tudo o que for parte da história do bairro. “As pessoas mais idosas e que viveram muitos momentos estão morrendo e com eles a nossa memória”, finalizou.
Os moradores de Sapopemba também apresentaram as suas demandas aos parlamentares e as questões com maior destaque estão ligadas a saúde, educação e moradia popular. “Aqui, por exemplo, existem muitas ocupações, muitas áreas irregulares e nós precisamos de um olhar especial com relação a isso”, afirmou Roseli Aparecida de Oliveira, que reside em uma dessas áreas irregulares, conhecida como Fazenda da Juta.
A presidente da ONG SIAP São Patrício, Fátima Aparecido, entende que os avanços aconteceram, especialmente, no transporte, mas ainda se vê muitas necessidades. “Essa é uma região que está crescendo nos últimos anos, mas nós percebemos que continuará crescendo e isso aumenta as demandas. Nós lutamos aqui há mais de doze anos por uma unidade básica de saúde no Teotônio Vilela e ela vai sair agora, antes do final do ano as obras vão começar”, comemorou Fátima, que também faz parte do Conselho Participativo da cidade.
Esta semana, a subprefeitura de Sapopemba, que foi desmembrada de Vila Prudente, completou cinco meses da sua inauguração. O subprefeito, Nereu Marcelino do Amaral, entende que as demandas que foram anunciadas no ‘Câmara no Seu Bairro’ estão sendo trabalhadas pela gestão regional.
“Um grave problema de Sapopemba diz respeito a moradias, regularização fundiária, mas isso já está acontecendo, por exemplo, no Jardim Sinhá, Jardim Nossa Senhora Aparecida. Na questão da saúde, que é uma reivindicação da população, já têm uma obra licitada pronta para iniciar, enfim, estamos tentando atender as demandas”, ponderou o chefe da regional.
Economia de verba revertida para demandas do ‘Câmara no seu Bairro’
O secretário de Relações Governamentais, Alexandre Padilha, anunciou aos presentes na sessão pública de Sapopemba, que o prefeito Fernando Haddad compensará todo o esforço realizado pelo presidente da Casa, Antônio Donato (PT), junto com a mesa Diretora da Câmara Municipal, para economizar nos gastos da instituição, com a reversão destes valores, que ajudariam a viabilizar as demandas apresentadas nas sessões do ‘Câmara no Seu Bairro’.
“O presidente Donato já informou o prefeito que fez uma economia em torno de R$ 50 milhões e nossa previsão é que, na próxima semana, a gente faça essa entrega de “cheque” para a prefeitura para que possamos colocar este valor em obras nas subprefeituras”, afirmou o representante do Executivo.
Além dos parlamentares citados, também participaram da sessão os seguintes vereadores: Adolfo Quintas (PSDB), Adilson Amadeu (PTB), Alessandro Guedes (PT), Ari Friendenbach (PROS), Conte Lopes (PTB), Edir Sales (PSD), Ota (PROS), Jair Tatto (PT), Jonas Camisa Nova (DEM), Juliana Cardoso (PT), Marquito (PTB), Noemi Nonato (PROS), Patrícia Bezerra (PSDB), Paulo Fiorilo (PT), Salomão Pereira (PSDB), Senival Moura (PT), Toninho Vespoli (PSOL), Valdecir Cabrabom (PTB) e Vavá (PT).
Na foto está a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, sra. Edir Sales. Porém na listagem ao final da matéria não consta o nome da vereadora. Solicito retificação do texto.
Atenciosamente.
Renato Chiantelli
Presidente do Conseg Vila Prudente