A Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher aprovou, nesta quarta-feira (15/09), o parecer favorável ao PL 447/09 de autoria do vereador Paulo Frange (PTB) que cria no município a figura do cuidador. Frange explica na justificativa quem são os cuidadores. “São pessoas próximas que não necessariamente tiveram uma formação técnica para o cuidado de idosos. Geralmente é alguém da família, comadres, vizinhos, colegas de trabalho, voluntários ou acompanhantes contratados, como auxiliares de enfermagem e empregados domésticos”.
O vereador e médico Gilberto Natalini (PSDB) descreve a função do cuidador. “É um misto de pessoa leiga com algumas orientações na área da saúde. Ela ampara o paciente no momento em que a equipe profissional não está por perto. É a relação humana colocada institucionalmente dentro do Sistema Único de Saúde”, disse.
O projeto atribui à Secretaria da Saúde a incumbência de orientar e instruir como cuidar adequadamente dos idosos.
Também foi aprovado o parecer favorável ao PL393/09, de autoria da vereadora Noemi Nonato (PSB) que altera a lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, para nela incluir o Mês da Saúde do Servidor Público Municipal, a ser realizado anualmente no mês de setembro. E o parecer favorável ao PL 562/07, da ex-vereadora Claudete Alves, que cria o "Centro Municipal de atendimento e apoio a criança e adolescente em situação de rua e/ou risco".
Participaram da reunião os vereadores Zelão (PT), presidente da Comissão; Noemi Nonato; Jamil Murad ( PCdoB); e Heida Lii (PPS).
|