pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Saúde: campanha de prevenção à cinomose tem parecer favorável

30 de outubro de 2013 - 15:24

Categorias

O Projeto de Lei 17/2013, que estabelece a prevenção de cinomose, recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher durante a reunião ordinária ocorrida nesta quarta-feira (30/10).

Segundo a justificativa do projeto, a prevenção é a melhor arma contra este mal em cachorros. Dados presentes no texto apontam que no Brasil, apenas um em cada cinco cães é vacinado contra a doença anualmente.

As vacinas não são gratuitas, mas mesmo assim, devido à gravidade da doença, é preciso fazer uma campanha, disse Ari Friedenbach (Pros), autor do projeto de lei.

O que é cinomose?

A cinomose é uma doença grave que ocorre em cachorros, pode atingir vários órgãos e é altamente contagiosa. É causada por um vírus e pode levar à morte do cachorro. O contágio ocorre de um animal para o outro.

Abastecimento de amoxicilina 

Em outro debate realizado pela Comissão, os presentes discutiram problemas encontrados em lotes de amoxicilina na rede pública de saúde. O assessor da Secretaria Municipal de Saúde, João Palma, afirmou que a previsão de entrega de novos antibiótico amoxicilina é até o dia 4 de novembro.

De acordo com Palma, a amoxicilina é comprada da Secretaria Estadual de Saúde e foi verificado problemas na qualidade do remédio. Um estoque muito grande foi recolhido, disse. Palma ainda salientou que há outras medicações importantes em falta como a mometazona nasal e o clonazepan oral.

Ao final da reunião, o vereador Calvo (PMDB) sugeriu que a secretaria crie uma central de atendimento para prestar informações a respeito de locais de distribuição. Assim, se estiver faltando remédio em algum lugar, a pessoa pode saber se há o medicamento em outras locais da imediação”.

(30/10/2013 – 13h21 – atualizado às 13h47)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar