“O câncer de mama mata 10 mil mulheres por ano no Brasil.” Foi com essa afirmação que a ginecologista Eliana Chagas alertou as mulheres presentes na palestra organizada pela Comissão de Saúde, que aconteceu nesta quarta-feira ( 27/05), na Câmara Municipal. Eliana explicou a ação dos hormônios durante as fases da vida da mulher e ressaltou os principais exames preventivos que devem ser feitos. “O autoexame de mama, a mamografia, o papanicolau, coloscopia ajudam a identificar os problemas a tempo de se conseguir tratamentos efetivos e, consequentemente, a cura”, advertiu ela.
E os exames não são a única forma preventiva para se ter uma vida saudável. “É preciso também realizar exercícios físicos pelo menos meia hora por dia, evitar consumo de cigarros e bebidas alcoólicas”, alertou Eliana em sua palestra.
Nova visita ao Hospital do Tatuapé
Na manhã desta quarta-feira, a Comissão de Saúde retornou ao Hospital do Tatuapé e constatou os resultados positivos da primeira visita que aconteceu no dia 15 de abril. “ Vimos que a reforma da UTI no segundo andar foi finalizada ”, disse a vereadora Juliana Cardoso(PT), presidente da Comissão.
Os parlamentares analisaram, com parecer favorável, o PL0789/07 de autoria do vereador Claudinho de Souza (PSDB), que dispõe sobre a utilização de crachás aos auxiliares de feirantes, do município de São Paulo.
Também participaram da reunião os vereadores Jamil Murad ( PC do B), Claudio Prado(PDT), Sandra Tadeu ( DEM), Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB), Noemi Nonato (PSB) e Milton Ferreira ( PPS) . O coordenador da área de Atenção Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal da Saúde, Julio Mayer de Castro Filho, também esteve presente.
|