Com o objetivo de promover o debate de temas relevantes para a sociedade, o Legislativo paulistano reuniu vereadores na Tribuna Livre da Câmara Municipal de São Paulo, nesta quinta-feira (3/9). Cada parlamentar inscrito teve cinco minutos para discursar das tribunas do Plenário 1° de Maio, na sede da Casa, e do sistema virtual.
Confira alguns assuntos discutidos nesta tarde:
Saúde
O combate ao coronavírus na capital paulista foi um dos assuntos desta tarde. Foi apresentada a média de casos confirmados e de morte por Covid-19 das últimas dez semanas na cidade de São Paulo. Também foram destacadas as ações de enfrentamento da pandemia realizadas pelo Executivo e Legislativo, além da conscientização da população.
Meio ambiente
A devastação de uma área de manancial próxima a Estrada M’Boi Mirim, Zona Sul da capital, foi relatada na Tribuna Livre. De acordo com a denúncia, a vegetação foi desmatada em uma semana e há indício de loteamento no local. Foi reforçada a importância da preservação do meio ambiente e houve cobrança para que as autoridades combatam esse tipo de crime.
Inclusão digital
Promover a inclusão digital significa combater a desigualdade social. A afirmação foi feita no debate de hoje. Houve destaque para a dificuldade que alunos da rede pública de ensino de todo o país têm para acessar à internet. Para mudar este cenário, foi cobrada a criação de políticas públicas por parte dos governos municipais, estaduais e federal.
Volta às aulas
O retorno presencial das atividades escolares na cidade de São Paulo voltou a ser discutido em Plenário. Em uma das manifestações, a sugestão foi para que as aulas nas escolas públicas sejam retomadas somente em 2021.
Já outro posicionamento em relação a volta às aulas foi feito em nome das escolas particulares na capital paulista, que estão com protocolos de segurança prontos para a reabertura gradual e opcional.
Houve também quem defendeu o retorno das aulas presenciais, tanto das escolas públicas quanto das instituições particulares, apenas no ano que vem. A justificativa é para preservar a saúde dos alunos, dos profissionais de educação e da comunidade escolar.
Guarda Civil Metropolitana
O dia da GCM, comemorado hoje, em 3 de setembro, foi lembrado na Tribuna Livre., com o reconhecimento da importância do trabalho da Guarda Civil Metropolitana e cobrança pela valorização dos profissionais.
Clique aqui para assistir na íntegra aos discursos da Tribuna Livre.