Na tarde desta quinta-feira (3/12), vereadores participaram da Tribuna Livre da Câmara Municipal de São Paulo. Os parlamentares inscritos discursaram sobre assuntos de própria escolha. A sessão foi presidida pelo vereador Prof. Claudio Fonseca (CIDADANIA).
Vacina contra a Covid-19
De forma virtual, o vereador Gilberto Natalini (sem partido) cobrou as autoridades brasileiras para que organizem a campanha de vacinação para combater o novo coronavírus. “Outros países, já no começo de janeiro, começam a aplicar a vacina, e o Brasil ainda nem fechou negociação de compra nem se organizou com os insumos necessários”.
Educação
Por meio do sistema virtual do Legislativo paulistano, o vereador Celso Giannazi (PSOL) pediu providências da Prefeitura de São Paulo para investigar a origem de e-mails encaminhados à Delegacia Regional de Ensino do Campo Limpo, Zona Sul da capital paulista. “É um crime cibernético. Temos condições, com a tecnologia que temos, de verificar qual o IP (protocolo de internet) originário desses e-mails deprimentes e absurdos que foram encaminhados”.
Desafios da cidade de SP
Remotamente, o vereador Daniel Annenberg (PSDB) parabenizou a reeleição do prefeito Bruno Covas (PSDB) e falou sobre os desafios que o chefe do Executivo terá pela frente. “Que (o prefeito) consiga, ao final do seu mandato, diminuir a enorme desigualdade social que existe na nossa cidade. Eu diria que este é o grande problema da cidade de São Paulo”, falou Annenberg, que também pediu a deliberação do PL (Projeto de Lei) 428/2019, do Executivo, que trata do PIU (Projeto de Intervenção Urbana) Vila Leopoldina-Villa Lobos.
PIU Vila Leopoldina
Ainda sobre o PIU Vila Leopoldina a vereadora Soninha Francine (CIDADANIA) também pediu para que a proposta seja incluída na pauta de discussão do Plenário da Câmara de SP ainda neste ano. Via vídeo chamada, Soninha destacou a importância da venda dos CEPAC para arrecadar recursos e construir unidades habitacionais com interesse social na região. “O Projeto de Lei traz em um dos seus anexos o cadastro feito pela Secretaria (municipal) da Habitação das famílias a serem atendidas”.
Os CEPAC são valores mobiliários emitidos pela Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Urbanismo, que coordena as Operações Urbanas Consorciadas na capital paulista. Na prática, para construir a mais do que o permitido pelo Plano Diretor da cidade, as construtoras interessadas compram títulos de CEPAC através de leilões. E os recursos arrecadados com a venda são revertidos para intervenções viárias, de urbanização e para a construção de habitação com interesse social.
Carta ao Papa Francisco
Na Tribuna Livre de hoje, à distância, o vereador Eduardo Suplicy (PT) leu uma carta que será encaminhada ao Papa Francisco. De 19 a 21 de novembro, por meio virtual, Suplicy participou do encontro “Economia de Francisco”. O evento reúne economistas e empreendedores de diversos países para o debate de soluções relacionadas às questões econômicas e sociais do mundo.
“Eu gostaria, se Vossa Excelência (presidente da Tribuna Livre) me permitir, de ler na íntegra a carta que eu e os jovens que participamos do encontro de Assis, com o Papa Francisco, estamos descrevendo e enviando a ele”, disse Suplicy antes de iniciar a leitura.
A narrativa da carta de Eduardo Suplicy e os demais discursos da Tribuna Livre desta quinta-feira estão disponíveis aqui.