A Sessão Plenária desta quarta-feira (8/5) abriu espaço para os vereadores se manifestarem sobre assuntos de livre escolha. A rede municipal de saúde esteve entre os temas públicos tratados nesta tarde.
O vereador Senival Moura (PT) falou dos casos de dengue no município, alertando para os cuidados especialmente com a onda de calor que se mantém. De acordo com o parlamentar, dados da Vigilância em Saúde da capital mostram que entre 2023 e 2024 houve aumento de 2.935% de pessoas diagnosticadas com a doença. “Agravando a saúde das pessoas idosas e com doenças crônicas”.
Senival também chamou a atenção para o aumento na procura por atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Ele aproveitou o espaço ainda para cobrar o cumprimento de metas das organizações sociais que fazem a gestão de unidades municipais.
“Qual é a resposta da gestão para o aumento da pressão nos serviços públicos de saúde? Reduzir as metas de produtividade das OSs (Organizações Sociais – que administram unidades) e suspender o acompanhamento das metas de qualidade”, disse Senival. “Isso significa que menos consultas poderão ser feitas e as empresas continuarão recebendo o mesmo valor”.
A vereadora Dra. Sandra Tadeu (PL) também subiu à tribuna do Plenário para falar da saúde pública municipal. Em relação à dengue, a parlamentar destacou que “80% dos criadouros do mosquito estão dentro das nossas casas. As pessoas têm que estar atentas. Outra coisa, quando começou a vacinação, São Paulo não recebeu nenhuma dose”.
Já sobre as OSs, a Dra. Sandra Tadeu reiterou a necessidade de impor metas nos contratos firmados pela Prefeitura junto às organizações. “Eu acho que para as OSs, não é questão de maior número de atendimentos ou de qualidade, temos que ter metas. Metas no número de atendimento, de vacinação, de consultas pediátricas, das gestantes”.
Para a sessão desta quarta também estava prevista a discussão de 59 projetos elaborados pelos próprios parlamentares. No entanto, por falta de acordo, a votação das propostas foi adiada.
Alguns vereadores demonstraram insatisfação com posicionamentos políticos feitos por parlamentares nas redes sociais. Tais postagens geraram divergências, motivando a transferência da pauta de hoje para outra data.
Próxima sessão
A próxima Sessão Plenária está convocada para terça-feira (14/5) da semana que vem, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).
Assista à Sessão Plenária de hoje.