pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Saúde recebe especialistas para esclarecer dúvidas sobre a Influenza A(H1N1)

12 de agosto de 2009 - 05:30

Categorias

RenattodSousa
Saúde recebe especialistas para esclarecer dúvidas sobre a Influenza A(H1N1)
No centro da foto Marcos Boulos, diretor da Faculdade de Medicina da USP

 

“Desafios e medidas de prevenção e contenção da gripe Influenza A (H1N1)” foi o tema debatido pela Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher nesta quarta-feira (12/08). Para esclarecer as dúvidas dos vereadores e dos cidadãos compareceram ao debate: Marcos Boulos, médico e diretor da Faculdade de Medicina da USP; Clarice Martins Machado, professora do Instituto de Medicina Tropical,  e Inês Romano, coordenadora da Coordenadoria de Vigilância da Saúde (Covisa).

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) criou, em abril, um Comitê Permanente para Enfrentamento da Nova Gripe. " Estamos seguindo todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde”, informou Inês Romano.  

“Como o vírus é novo, as pessoas ainda não estão imunizadas, portanto, há mais contaminação e, consequentemente, mais óbitos. O que as pessoas precisam saber é que todas as doenças podem ocasionar morte.  A Influenza A (H1N1)  é uma gripe como as demais.  Contato não significa contaminação.O desenvolvimento da doença depende da relação entre o vírus e o sistema de defesa de cada um”, explicou Marcos Boulos.
 
Segundo o médico, no caso das grávidas, a gripe A vem se mostrando mais fatal, pois durante a gestação, especialmente após o terceiro semestre, há a compressão do pulmão pelo abdômen o que compromete o funcionamento órgão.
 
O vereador Jamil Murad(PC do B) questionou os especialistas sobre a grande quantidade de óbitos ocasionados pela nova gripe em São Paulo. O diretor da Faculdade de Medicina acredita que há uma subnotificação de casos. “ Os casos de contaminação não estão sendo notificados, mas as mortes, sim, o que gera maior alarme na população”, justificou ele. 
 
Inês também esclareceu a decisão da SMS em distribuir o medicamento nas 115 AMAs. “A ideia inicial era que a distribuição ocorresse em um único local. Mas quisemos garantir o acesso. Além disso, conseguimos fazer com que as AMAs funcionem aos sábados e domingos”, concluiu a coordenadora.
 
Também participaram do debate as vereadoras Juliana Cardoso ( PT), presidente, Noemi Nonato(PSB) e Sandra Tadeu (DEM). E os vereadores Jamil Murad, Gilberto Natalini(PSDB), Carlos Alberto Bezerra Jr.(PSDB), Claudio Prado(PDT) e Milton Ferreira ( PPS)

Imagens para download:
RenattodSousa
Saúde recebe especialistas para esclarecer dúvidas sobre a Influenza A(H1N1)
RenattodSousa
Saúde recebe especialistas para esclarecer dúvidas sobre a Influenza A(H1N1)
RenattodSousa
Saúde recebe especialistas para esclarecer dúvidas sobre a Influenza A(H1N1)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar