RenattodSousa
A Câmara Municipal de São Paulo comemorou nesta quarta-feira os 30 anos de fundação da Scuola Eugênio Montale, em sessão solene realizada pelo vereador Floriano Pesaro (PSDB).
Fundada em 1982 por um grupo de italianos comprometidos com a produção de uma proposta pedagógica de base filosófica e humanista, a Scuola Eugenio Montale é a única escola do estado de São Paulo classificada como Escola Paritária pelo governo italiano.
Durante a cerimônia, receberam placas de homenagem das mãos do vereador o presidente do Conselho Gestor da Scuola Italiana Eugenio Montale, Giuseppe D Danna, a fundadora da Scuola, Nicoletta Mattoli e a matriarca da família Papaiz, representando a família na escola.
Há 15 anos no Brasil, o diretor administrativo da escola, Lorenzo Gemma, falou sobre a importância da interação entre as duas culturas para a formação dos alunos enquanto cidadãos. Temos crianças que vêm da Itália e não falam português, que são ajudados pelos brasileiros a aprender a língua, e temos brasileiros que são ajudados pelos italianos. Essa socialização nos permite formar pequenos cidadãos, o que também é uma função da escola em geral, não apenas da escola italiana, ressaltou.
Durante a sessão solene, o vereador Floriano Pesaro elogiou o desempenho da escola pelos serviços prestados à comunidade. É uma justa homenagem da Câmara para uma escola que ensina a cultura italiana aos brasileiros e filhos de italianos, esse povo que nos ajudou a construir o Brasil ao longo da sua história. São 30 anos ensinando a cultura italiana para os oriundi (nativos, no italiano), imigrantes e brasileiros. É uma escola de princípios, de cultura e raízes italianas, que oferece um currículo importantíssimo aos seus alunos, disse.
(05/12/2012 20h53)