Durante reunião nesta quarta-feira (05/06), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher recebeu representante da Secretaria Municipal da Saúde, que confirmou a liberação dos recursos necessários para a reforma e a reabertura da UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila Granada. A iniciativa da secretaria foi uma resposta a requerimento de autoria da vereadora Juliana Cardoso (PT), que solicitava informações a respeito.
A UBS Vila Granada se encontra fechada há cerca de oito meses, após o posto de saúde ter sido interditado pela Defesa Civil, em outubro de 2018, devido ao comprometimento da sua estrutura física. Até então a unidade realizava mensalmente, em média, 950 consultas médicas e 3.200 atendimentos na farmácia, movimento realocado para a UBS Vila Esperança, a um quilômetro de distância. No dia 09/05, os vereadores participaram de reunião, no bairro da Penha, na zona leste de São Paulo, na qual moradores reivindicavam a reabertura da unidade na Vila Granada.
“Em função da necessidade e do transtorno da população em se locomover de um lugar para outro, foi autorizada a liberação suficiente de recursos para a reforma, de maneira que a população retome a unidade de origem, a [UBS] Vila Granada”, declarou Ivan Cáceres, assessor institucional da Secretaria da Saúde.
Segundo Cáceres, as verbas serão liberadas em 90 dias, após a assinatura de contrato. Os moradores do bairro e os gestores da UBS organizaram uma comissão para que seja feito o acompanhamento e fiscalização das obras.
Presente à reunião, o morador da Vila Granada, Edvaldo Ferreira, reagiu favoravelmente à informação. “Estamos muito felizes com a conquista. A nossa comissão irá apurar como serão aplicadas essas verbas. A mobilização da comunidade irá se ampliar, para que tudo dê certo”, comentou Ferreira.
A vereadora Juliana Cardoso parabenizou a mobilização da população local. “Hoje a Secretaria da Saúde teria que dar uma resposta para a comissão, então já entregaram um ofício embasado principalmente nas questões orçamentárias, disponibilizando recursos para começar a execução da obra”, afirmou a vereadora.
Também participaram da reunião os vereadores Celso Giannazi (PSOL), Edir Sales (PSD), Milton Ferreira (PODE), Noemi Nonato (PL) e Patrícia Bezerra (PSDB).