Imigrantes e refugiados que tiverem interesse em aprimorar seus conhecimentos em relação à língua portuguesa e a cultura brasileira, poderão se inscrever no curso oferecido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, através da Coordenação de Políticas para Migrantes.
A iniciativa do Executivo tem um total de 200 vagas e é uma parceria com o CONARE (Comitê Nacional para Refugiados), Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça e o Instituto Federal Sul de Minas, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
As inscrições serão realizadas no CRAI (Centro de Acolhida e Referência para Imigrantes e Refugiados) – que fica na Rua Japurá, 234, Bela Vista-, de 03 a 12 de dezembro de 2015, das 09h às 17h.
Em comemoração ao dia mundial do Imigrante, no próximo dia 18 de dezembro, acontecerá uma aula magna (inaugural) para todos os alunos. As aulas se iniciam no dia 02 de fevereiro, com encerramento em maio de 2016, de terça a sexta feira, das 19hs às 22hs. Os alunos receberão um auxilio no valor de R$ 10,00 por dia aula para ajuda no transporte.
A melhoria das condições dos imigrantes na capital paulista é uma preocupação constante, que foi percebida, inclusive, nas sessões públicas do programa ‘Câmara no Seu Bairro’. Em São Mateus, por exemplo, um representante da comunidade boliviana subiu à tribuna e pediu segurança para seus filhos na saída das escolas, e que uma rua do bairro recebesse o nome de Bryan (garoto boliviano, de apenas cinco anos, assassinado em um assalto no início do ano).
Recentemente, a prefeitura deu ao Centro de Direitos Humanos do CEU São Mateus o nome de ‘Bryan Yanarico Capcha’, em homenagem ao menino.
Serviço
Curso: Língua Portuguesa e Cultura Brasileira
Inscrições: de 03 a 12 de dezembro de 2015, das 09h às 17h
Local das inscrições: CRAI (Centro de Acolhida e Referência para Imigrantes e Refugiados), na Rua Japurá, 234, Bela Vista.
Período do curso: De 02 de fevereiro a maio de 2016 (de terça a sexta feira, das 19h às 22h).
*Dia 18/12, aula magna (inaugural) para todos os alunos.
Locais das aulas: EMEF Profª Maria Helena Faria Lima (Avenida Roland Garros, 573), no Jardim Brasil; EMEF Celso Leite Ribeiro Filho (Rua Humaitá, 480), na Bela Vista; EMEF Duque de Caxias (Praça Dr. Mario Margarido, 35), na Sé; EMEF Jackson de Figuereido (Rua Itaipura, 210), no Tatuapé; EMEF Infante D. Henrique (Rua Comendador Nestor Pereira, 285), no Pari.
Sou professora de Língua Portuguesa e gostaria de poder ajudar. Como devo proceder?