Representantes das Secretarias Municipais do Trabalho, do Desenvolvimento e Assistência Social, da Saúde, Habitação compareceram nesta quarta-feira (16/06) à Comissão Extraordinária do Idoso e da Assistência Social. Eles vieram expor programas em prol da população idosa.
Daiane Oliveira de Paula, da Secretaria do Trabalho, explicou os programas da pasta para inserir o idoso no mercado de trabalho. A Secretaria oferece cursos gratuitos de qualificação profissional e linhas de crédito para quem quiser abrir seu próprio negócio. Funcionam no Município cinco Centros de Apoio ao Trabalho; seis CATs Avançados funcionam na Secretaria Regional de Trabalho e Subprefeituras.
“A gente está buscando empresas que incluem o idoso para falar dos CATs. É um trabalho que está começando agora e tem que envolver vários setores”, disse Daiane.
Já Vânia Nery, de Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), fez exposição da política de assistência praticada pelos 31 Centros de Referência (CRAS), da Coordenação de Proteção Social Básica e Especial.
“Estamos em processo de ampliação dos CRAS. Eles realizam a emissão de carteirinha para os idosos. Além desse tipo de atendimento, há o serviço de proteção continuada à população acima de 65 anos”, contou.
Foram realizados 101.657 atendimentos de proteção continuada, segundo dados de abril de 2010. São 97 unidades do núcleo de atenção do idoso, com 7.380 vagas conveniadas para atender a terceira idade, e quatro centros de acolhida especial para idosos em situação de rua.
“Segundo a Fundação SEADE, nós temos hoje 1,3 milhões de idosos no Município.O número tem crescido ano a ano. Em 10 anos a gente cresceu mais de dois pontos percentuais. No Censo, deve dar uns 12%. Chegaremos em 2020 a 15, 16%. 60% da população não tem plano de saúde”, salientou Sérgio Paschoal, da SMS.
Marcy Garbelotti, da Habitação, também falou dos programas da pasta como o Bolsa-Aluguel.
Dialogaram com os expositores os vereadores Claudio Prado (PDT), presidente da Comissão; Milton Ferreira (PPS), vice; e Zelão (PT).