A audiência pública sobre a Proposta Orçamentária de 2012 realizada nesta sexta-feira reuniu, além da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, outras duas pastas. Gilmar Tadeu, da Articulação para a Copa do Mundo de 2014, e Walter Feldman, da Articulação de Grandes Eventos, embora não possuam dotação orçamentária (por cuidarem de Secretarias Especiais), apresentaram na Câmara Municipal seus planos para 2012.
Ambos os secretários abordaram a necessidade de apresentar São Paulo para o mundo, defendendo as vantagens econômicas de a cidade ser bem equipada para receber grandes eventos.
Segundo Tadeu, a construção do estádio para a abertura da Copa, que antes era motivo de preocupação, está adiantada. O importante, ressaltou ele, é dar início no próximo ano às obras viárias no entorno da arena esportiva. O estádio tem um impacto no sistema viário e não podemos contar com a estrutura existente. Esse talvez seja nosso maior desafio, afirmou.
Já Walter Feldman destacou ações em sua secretaria que privilegiem a relação direta de São Paulo com outras metrópoles. Se colocássemos hoje torres de comunicação no planeta, elas se dariam através de cidades, não de países, disse, reforçando sua estratégia de aproximação com a Secretaria de Relações Internacionais do governo municipal.
Feldman, que pretende facilitar a realização de eventos de todos os tipos na capital paulista, ressaltou nos planos da Prefeitura a concretização da Expo Mundial em 2020, a primeira em que haverá disputa para a cidade-sede. É um evento que mudou Lisboa e vamos trazer isso para São Paulo, disse o secretário.
(18/11/2011 – 14h56)