A Comissão de Educação, Cultura e Esportes recebeu, nesta quarta-feira (18/12), o secretário municipal de Educação, Bruno Caetano. A última reunião do ano debateu os diversos serviços ligados à área que vem sendo terceirizados na cidade.
Segundo o responsável pela pasta, 2019 foi um ano positivo para a área da educação em São Paulo. O secretário Bruno Caetano mencionou os desafios para a gestão em 2020. “Neste momento de transição, não só a educação muda, mas a forma de contratar serviços terceirizados”, afirmou Caetano. Segundo ele, as contratações serão delimitadas pelo tamanho das unidades educacionais, não mais por postos de trabalho.
Os membros da comissão ainda apontaram problemas nas unidades de ensino. Segundo o vereador Toninho Vespoli (PSOL) o novo modelo de contrato de limpeza das escolas vinculadas não é adequado. “Eles colocam o Estado como modelo, e São Paulo não é parâmetro para nada no que se refere à educação. Espero pelo bom senso da SME [Secretaria Municipal de Educação], para aumentar o número de servidores de limpeza com o objetivo de sanar a demanda”, afirmou Vespoli.
Presidente da Comissão de Educação, o vereador Eliseu Gabriel (PSB) avaliou que a limpeza nas escolas municipais está precária. Gabriel entende que os estudantes vão sofrer devido à falta de manutenção das unidades. “Medidas têm que ser tomadas. Em um primeiro momento, acho importante haver fiscalização nas escolas para evitar problemas mais graves”, afirmou o vereador.
Pais de alunos de escolas da rede municipal também participaram da reunião. Eles cobraram do secretário municipal de Educação, que deverá retornar à comissão em fevereiro de 2020, melhorias nas escolas.