O Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, visitou a Câmara Municipal de São Paulo na tarde desta segunda-feira (23/2) e conversou com o presidente da Câmara, vereador Donato (PT). Em pauta, os planos da secretaria para os próximos dois anos, alguns projetos em tramitação na Casa que são de interesse da pasta e a possibilidade de parceria para criação de um CEI (Centro de Educação Infantil).
Chalita assumiu a Secretaria em janeiro deste ano e foi sua primeira visita a Câmara após tomar posse do cargo. Entre os projetos discutidos, estavam o Projeto de Lei (PL) 415/2012, que institui o PME (Plano Municipal de Educação), e o PL 168/2010, queestabelece a Política Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca, de autoria de Donato, que já foi aprovado em primeira discussão na Câmara.
“Discutimos também o fortalecimento na rede de educação em relação aos saraus, em particular na periferia, como elemento de atração da juventude para o gosto pela leitura e pela literatura, para que possamos ter cada vez mais uma cidade educadora, que é um dos lemas da prefeitura”, destacou Donato.
“A ideia é muito boa, acho que conseguiremos dar prosseguimento, porque eu acredito profundamente nisso, que a escola é esse centro de formação de novos talentos, de protagonistas da sociedade e a leitura amplia o repertório e ajuda a pessoa a ter uma visão melhor de mundo. Acho que foi uma ótima conversa”, classificou o secretário.
Também foi dialogada uma possível parceria da Câmara com a Secretaria de Educação na construção de um Centro de Educação Infantil no terreno que compõe o Palácio Anchieta. “É uma colaboração ao esforço de ter mais crianças atendidas pelas creches na cidade. Temos um espaço relativamente ocioso aqui que pode ser transformado em creche e atender a população”, disse o presidente.
“Temos certeza que o secretário, até por ter sido vereador, entende a dinâmica da Casa e valoriza a conversa com o Legislativo, e por isso esperamos a melhor relação possível entre a Câmara e a Secretaria de Educação” completou.
O Secretário se colocou a disposição para novos diálogos com os parlamentares e até uma futura visita a Comissão de Educação.