Luiz França / CMSP
O secretário municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Marcos de Barros Cruz, deverá prestar esclarecimentos à Comissão de Finanças e Orçamento sobre o reajuste do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). O convite foi feito pelo vereador Aurélio Nomura (PSDB) e aprovado nesta quarta-feira (9/4) pelo colegiado.
O reajuste da tabela de valor dos imóveis foi anunciado em março pelo Executivo. Queremos entender o motivo desse reajuste que pode chegar até 173%. O valor do ITBI deve ser revisto trimestralmente, no entanto, parece que isso não aconteceu e agora a prefeitura que fazer o aumento acumulado, explicou Nomura.
Na reunião desta quarta-feira, os parlamentares também aprovaram o parecer favorável ao Projeto de Lei (PL 276/2012), do vereador Donato (PT), que incentiva o uso de carros elétricos ou movidos a hidrogênio. Quem substituir seu carro a combustão por esses veículos receberá desconto no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por cinco anos.
É uma proposta fundamental para o município e se for aprovado daremos um grande passo no sentido de melhorar a qualidade de vida da população e em propor soluções sustentáveis, disse o relator do projeto, vereador Paulo Fiorilo (PT).
(09/04/2014 – 12h31)