Atendendo proposta dos vereadores Cláudio Prado (PDT) e Carlos Alberto Bezerra (PSDB), a Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira (18/2), a manutenção da Sub-comissão do Idoso. Seus integrantes serão escolhidos durante a reunião a ser realizada no dia 4 de março. A comissão aprovou ainda o envio de convite ao secretário municipal de Saúde, Januário Montone, para que marque uma data a fim de comparecer a audiência pública, onde prestará contas de sua pasta no último quarto trimestre.
Também foi aprovada a constituição de uma comissão para organizar a comemoração do Dia Internacional da Mulher, a se realizar no dia 11 de março. Médicas e representantes de ONGs deverão ser convidados para debater a saúde da mulher.
“Uma das prioridades da comissão é trazer o secretário municipal da Saúde para que ele faça a prestação de contas do quarto trimestre e informe qual o projeto de sua pasta para este ano para atender a população da cidade, principalmente com relação às pessoas da terceira idade que necessitam de atendimento médico, de lazer e de cultura”, destacou a vereadora Juliana Cardoso (PT), presidente da comissão.
Juliana é favorável a criação a centros de referência de atendimento ao idoso em cada uma das subprefeituras. “Existe verba do governo federal para se fazer os centros de referência. É só a Prefeitura de São Paulo requerer os recursos”, informou a parlamentar.
Outra prioridade é ouvir a população para saber quais são os problemas na área da saúde. “Sabemos que são vários. Por exemplo, existem os AMAs, que são destinados ao pronto atendimento e, quando a população necessita de um exame mais detalhado, um Raio-X ou exame com especialistas, o paciente acaba sendo enviado para o SUS. Chega lá, o paciente demora de três a quatro meses para ser atendido. Tem exames que demoram um ano”, constatou vereadora.
Além de Juliana, integram a comissão os vereadores Mílton Ferreira (PPS), Sandra Tadeu (DEM) , Noemi Nonato (PSB), Carlos Alberto Bezerra (PSDB), Jamil Murad (PCdoB) e Claudio Prado (PDT).
|