O secretário-adjunto Paulo Puccini, da Secretária Municipal de Saúde, participou nesta quarta-feira (26/2) de uma audiência pública realizada na Câmara para prestação de contas do 3º quadrimestre de 2013.
Durante a audiência, ele disse que ano passado houve um gasto maior na compra de medicamentos porque a gestão anterior deixou estoque baixo. Ocorreu um aumento significativo na oferta de materiais médico- hospitalares e medicamentos. Parte do recurso utilizado em 2013 deveria ter sido usado em 2012, afirmou. O custeio total no ano passado, segundo Puccini, foi de R$ 446 milhões.
A vice-presidente da Comissão de Saúde, vereadora Patrícia Bezerra (PSDB), questionou os motivos da população não estar usufruindo do aumento na compra de medicamentos, já que os estoques de várias UBSs da Capital estão deficitários. Gostaria de pedir que o senhor mandasse por escrito um fluxograma do caminho da distribuição desses medicamentos. Se existe medicamentos nas UBSs e eles não estão chegando na ponta, alguma coisa está acontecendo.
Segundo Puccini, um grande passo foi dado em relação a esse quesito em 2013, mas muitas melhorias ainda precisam ser feitas. É hora de se discutir abertamente o formato da política de distribuição de medicamentos, disse. Em relação à solicitação da vereadora, o secretário-adjunto prometeu elaborar o documento.
(26/02/2014 16h18)