O 25º encontro ‘Segundas Paulistanas’, realizado nesta segunda-feira (7/11), fez um balanço de todos os debates promovidos desde sua implantação, há quatro anos, por iniciativa do vereador Ricardo Young (REDE). O fórum e refletiu sobre sua importância e como foi sua participação na discussão dos mais variados temas de uma metrópole como São Paulo.
“Foi muito bom. A Câmara precisava de um espaço direto de diálogo com a população de São Paulo que não fosse aparelhado pelos interesses partidários ou por nós, vereadores, que fosse realmente um espaço propositivo. Nós desenvolvemos uma metodologia no ‘Segundas Paulistanas’ que tornou as dinâmicas muito democráticas, com isso, conseguimos fazer coisas que, normalmente, numa audiência pública nós não faríamos”, afirmou Young.
Ao longo desses quatro anos de existência, o seminário abordou temas diversos e alguns encontros provocaram discussões acaloradas, como lembrou Young, citando como exemplo a edição que colocou frente a frente taxistas e motoristas do Uber, em um momento no qual a legalização ou não dos aplicativos de transporte de passageiros estava em pauta na Casa.
Cyra Malta, engenheira agrônoma, participou de dezenas de debates e considera que o fórum é muito importante para se construir ideias democráticas sobre os temas da cidade.
“É uma forma de dialogar com as pessoas e as diversidades de posições que possam existir em relação a um assunto. É um espaço importante nesse sentido, ele permite que as pessoas cheguem a uma conclusão ou tenham pistas de como construir uma possibilidade de encontros e posicionamentos, o que faz com que uma política público tenha êxito”, ratificou.
Futuro
Além de recordar, Ricardo Young também discutiu com os participantes o futuro dos encontros. A iniciativa ainda vive a expectativa de ter ou não continuidade na Casa, isso porque o vereador não exercerá mandato na próxima legislatura (o parlamentar concorreu à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais desse ano).
Eleitos pela primeira vez, os novos vereadores Aline Cardoso (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) prestigiaram o evento e se mostraram interessados em de alguma forma dar continuidade aos encontros.
“É muito interessante esse formato e muito importante ter algo dessa forma, que possa trazer os cidadãos para a Câmara Municipal e fazer uma aproximação. Esse conceito de mandato aberto no momento atual é fundamental”, pontuou Aline.
“Eu vim aqui hoje pela primeira vez para acompanhar esse trabalho, que eu acho que é uma excelente iniciativa, então, sim, eu pretendo começar a frequentar sempre que puder esses encontros e debater com a população de igual para igual os caminhos que São Paulo precisa seguir nas mais diversas áreas”, disse Holiday.
“Eu acho que o ‘Segundas Paulistanas’ já é um patrimônio da Câmara, independente do vereador que vier a dar continuidade. Todos os vereadores o reconhecem como um espaço importante de debate com a população”, acrescentou Young.