pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Segundo turno das eleições e educação municipal foram temas discutidos na sessão desta terça

Por: DANIEL MONTEIRO
DA REDAÇÃO

25 de outubro de 2022 - 20:46
Afonso Braga | REDE CÂMARA SP

Durante a Sessão Plenária desta terça-feira (25/10), os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo usaram a tribuna para discursar, durante o Pequeno Expediente, sobre temas de livre escolha. Os trabalhos de hoje foram conduzidos pela 1ª vice-presidente da Casa, vereadora Rute Costa (PSDB), e foram acompanhados por alunos de direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Logo no início dos discursos, o vereador Daniel Annenberg (PSDB) usou a palavra para criticar o atual contexto de intolerância no debate político. “Eu gosto muito de eleições, sempre gostei. E acho que é o momento de discutirmos propostas e podermos achar consensos, isso é que muito legal perto das eleições. Eu falei também de muita intolerância, porque eu acho que a gente pode discutir o país respeitando opiniões contrárias. E é isso que eu defendo, que continuemos discutindo o país e pensando os temas mais importantes”, destacou Annenberg.

Já a gratuidade do transporte público para o segundo turno das eleições, no próximo domingo, anunciada na última segunda-feira pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi elogiada por diversos parlamentares, entre eles o vereador Celso Giannazi (PSOL). “Nós [bancada do PT e do PSOL] levamos essa demanda [da gratuidade] em defesa da democracia, para que o cidadão paulistano, a cidadã paulistana possa fazer uso do seu direito, da cidadania, no próximo domingo”, disse. “É um fato importante para a cidadania e para a democracia”, acrescentou Giannazi.

Educação 

Líder do governo na Câmara, o vereador Fabio Riva (PSDB) anunciou que a Prefeitura de São Paulo venceu o prêmio C40 Cities Bloomberg Philanthropies 2022 na categoria “Unidos para inovar”, com o projeto “Cardápio Escolar Sustentável”, da SME (Secretaria Municipal de Educação). O anúncio dos vencedores ocorreu no dia 19 de outubro. “Um prêmio importantíssimo para a cidade de São Paulo, reconhecendo todo o esforço de um cardápio sustentável na rede municipal”, explicou o vereador. 

“Um prêmio que foi entregue lá no C40, onde se reúnem os prefeitos das maiores cidades do mundo. E São Paulo na vanguarda também nas ações climáticas, de reduzir o consumo de carne, seja ela bovina, seja ela suína, de frango, e incentivando as leguminosas. Com isso, você tem uma redução no impacto no meio ambiente, mostrando que a cidade tem esse olhar”, enfatizou Riva.

Já a vereadora Cris Monteiro (NOVO) elogiou a conquista do prêmio, mas fez críticas em relação à acessibilidade das escolas municipais, em especial a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Renato Antonio Checchia, em Pirituba. A unidade escolar, que foi visitada pela parlamentar, tem uma coordenadora cadeirante e, segundo a vereadora, não possui infraestrutura adequada para que a profissional circule livremente. “Quando eu faço essa denúncia, estou denunciando que 62% das escolas municipais de São Paulo não têm acessibilidade. Então, se isso acontece com uma coordenadora, está acontecendo com crianças com deficiência, ou com funcionários, ou com a mãe que não pode subir [um andar] para buscar o seu filho”, finalizou.

Direito dos idosos

Por fim, o vereador Eli Corrêa (UNIÃO) usou a tribuna para defender o direito dos idosos e pensionista. Em seu discurso, ele criticou as instituições financeiras que adotam posturas abusivas em relação à oferta de empréstimos consignados a esse público. “Só quem passou pela experiência sabe o grau de aborrecimento que dezenas de telefonemas e mensagens, às vezes em um único dia, são capazes de provocar. Sem falar em golpes de todos os tipos, praticados por criminosos que tentam tirar proveito da boa-fé dos idosos”, denunciou Corrêa.

A próxima Sessão Plenária está convocada para esta quarta-feira (26/10), às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, no link Plenário 1º de Maio, do canal do Legislativo paulistano no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Assista à Sessão Plenária de hoje no vídeo abaixo:

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar