pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Semáforos de pedestres deverão ficar mais tempo abertos para a travessia

6 de outubro de 2010 - 03:51

Categorias

RenattodSousa
CCJ
Os integrantes da CCJ analisaram 18 projetos e aprovaram os pareceres de legalidade de 11

 

O tempo dos semáforos instalados próximo às faixas de pedestres deverá ser aumentado para permitir a travessia das pessoas, principalmente de idosos, para que não sejam atropeladas. A medida está prevista no Projeto de Lei 243/10, de autoria do vereador Cláudio Prado (PDT), cujo parecer de legalidade foi aprovado nesta quarta-feira (06/10) pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa. O PL considera como velocidade máxima para efeito de cálculo e regulagem da velocidade, 8 metros por segundo.

Cláudio Prado destaca que atualmente São Paulo possui cerca de 1,3 milhão de idosos – pessoas com 60 anos ou mais – e, desta forma, o Poder Público deve se preocupar mais com a infraestrutura para proporcionar mais segurança a essas pessoas e dentre algumas necessidades premente, a de adequar os semáforos para pedestres em tempo hábil para que, notadamente, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida possam atravessar as vias sem serem atropeladas.
 
O parlamentar lembra que “de acordo com especialistas em trânsito, a velocidade máxima de caminhada de um ser humano é de 0,8 metros por segundo e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) adota para travessia dos pedestres a velocidade de 1,2 metro por segundo, tempo insuficiente para que as pessoas consigam concluir a travessia e, para os idosos ou pessoas com deficiência, esta situação se agrava”.
 
Também foram aprovados os pareceres de legalidade dos seguintes projetos:
PL77/99, do vereador Wadih Mutran (PP);
PL 25/09, do vereador Paulo Frange (PTB);
PL 296/10, do vereador Paulo Frange (PTB);
PL356/10, do vereador Adilson Amadeu (PTB)
PL222/10, da vereadora Juliana Cardoso (PT);
PDL 19/10, dos vereadores Cláudio Fonseca (PPS) e Penna (PV);
DOCREC 1602/10, da PMSP;
PL 333/07, do vereador Francisco Chagas (PT);
PL 346/10, do Ricardo Teixeira (PSDB);
PL347/10, do Executivo;
PLO 07/09, do vereador Netinho de Paula (PCdoB).
 
Participaram da reunião os seguintes vereadores: Ítalo Cardoso (PT); João Antonio (PT), Agnaldo Timóteo (PR), Gabriel Chalita (PSB), Floriano Pesaro (PSDB), Netinho de Paula (PCdoB), Ushitaro Kamia (DEM), Police Neto (PSDB) e Abou Anni (PV).

Imagens para download:
RenattodSousa
CCJ
Os integrantes da CCJ analisaram 18 projetos e aprovaram os pareceres de legalidade de 11
RenattodSousa
CCJ
RenattodSousa
CCJ

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar