RenattodSousa
A Câmara Municipal de São Paulo realizou uma sessão solene nesta sexta-feira, por iniciativa do vereador Floriano Pesaro (PSDB), para comemorar a Semana da Liderança Jovem, cujo dia foi celebrado em 1º de agosto.
A data foi instituída pela lei 12.920, de autoria do então vereador Oswaldo Enéas, passando a fazer parte do calendário oficial da cidade desde 1999. Esta é uma luta de 15 anos. O Dia da Liderança Jovem reconhece os principais líderes jovens e também pessoas que trabalham e desenvolvem ações com a juventude hoje na cidade de São Paulo, esclareceu Emerson Nunes, presidente da Associação São Paulo Diferenciado, um dos parceiros na promoção do projeto.
Durante o evento, foram homenageados lideranças da juventude de diversas áreas, como o estudante Caio Gonçalves, da ETC Parque Belém, que criou o projeto Eco Influence para conscientização dos alunos no ambiente escolar. O projeto foi desenvolvido em 2011 e visa a conscientização no ambiente escolar. Estamos com ele em prática há um ano e tem mudado muito a história da escola. E é o maior prazer do mundo estar aqui hoje sendo homenageado, já que fui escolhido entre tantos alunos, disse o estudante.
Para a diretora da ETEC Parque Belém, Marisa Sousa, é importante perceber que o poder público pode fomenta esse reconhecimento e incentivar as lideranças escolares. De uma forma geral, para a comunidade escolar é um reconhecimento a tudo que eles constroem.
Segundo o vereador Floriano Pesaro, reconhecer esses jovens é fortalecer o futuro da cidade e da militância política. Os jovens tem essa capacidade de indignação, mobilização e articulação. Nosso intuito é promover os jovens à condição de lideranças locais, é fomentar os jovens transformadores, disse.
Participaram ainda do evento o vice-presidente da Associação São Paulo Diferenciada, João Estevam da Silva, a diretora executiva do Movimento de Habitação Popular Leste Forte, Anilza Correia de Abreu Jesus, o reitor da Unicastelo, professor doutor José Carlos Pettorossi Imparato, a diretora da ETEC Tereza Nunes, Maria Inês Benvenuti e a professora Clara Maria de Souza Magalhães, que também foi homenageada.
(03/08/2012 – 21h20)