FELIPE BROSCO
DA TV CÂMARA
A Câmara municipal recebeu nesta segunda-feira (13) a abertura da Semana Municipal de Informação e Divulgação de Pesquisa Clínica.
O evento, uma iniciativa do vereador Paulo Frange (PTB) e da SBPP (Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica), debateu as perspectivas do sistema CEP (Comitês de Ética em Pesquisa) e do Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) para o ano de 2017.
“Nós temos que ter uma política de pesquisas para tratar as nossas doenças, que atingem o nosso povo, principalmente o usuário do SUS e o pobre”, destacou Frange.
O plenário do senado aprovou no mês passado um Projeto de Lei que acelera a liberação de pesquisas clínicas, além de fixar regras a serem cumpridas nos estudos em seres humanos. O Brasil é uma das nações mais atrasadas em relação à duração dos processos de autorização e condução dos protocolos. Segundo a Abracro (Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisa Clínica), que reúne as organizações representativas de pesquisas, nos últimos três anos mais de 100 estudos clínicos deixaram de ser realizados no país pela burocracia.
No entanto, em 2016 foi observada uma melhora significativa, com a melhora nos prazos de análise ética. “Estamos com prazos muito mais baixos hoje em dia. Nosso tempo de resposta para qualquer pesquisa que chega para a nossa análise está abaixo de 30 dias, uma situação bastante nova. Nunca foi assim anteriormente”, esclareceu Jorge Venâncio, coordenador do Conep.
Mas o Brasil ainda é visto como um país com muitos entraves para a realização de estudos clínicos. “Continuamos com problemas com relação aos fluxos regulatórios, continuamos com problemas com relação à operacionalização dos comitês de ética, a forma de avaliação dos estudos, a falta de interlocução entre o próprio sistema Cep-Conep”, disse a presidente-executiva da SBPP, Greyce Lousana.
No próximo sábado, dia 18, será realizado o último encontro da Semana Municipal de Informação e Divulgação de Pesquisa Clínica, que contará com a participação de representantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).