pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Seminário: cidade precisa formar quadros para gestão pública

4 de maio de 2012 - 12:10

Categorias

Fábio Jr Lazzari/CMSP
2012-05-04_Seminrio_MANH_21


Na abertura do seminário Perspectivas e Desafios da Gestão Pública, realizado nesta sexta-feira (4) na Câmara Municipal, as autoridades presentes enfatizaram em seus discursos a importância de formar quadros qualificados para a gestão pública.

O presidente da Câmara, José Police Neto (PSD), afirmou que essa é uma preocupação recente em nossa sociedade, cujo sistema educacional é tradicionalmente focado na formação de profissionais para a iniciativa privada.

Durante muito tempo, os países investiram na educação para a gestão privada, mas contam-se nos dedos as escolas voltadas para a gestão pública no Brasil e no Mundo, declarou o parlamentar.

O presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM), Edson Simões, acredita que a cidade tem iniciativas pioneiras na educação para o setor público. Como exemplos, ele citou a Escola do Parlamento, realizadora do seminário desta sexta-feira, e a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas, do TCM.

A gente só pode transformar o município, o Estado ou o País por intermédio da educação e da cultura. Claro que a parte econômica nos leva a transformações educacionais e culturais, mas só com a parte econômica, sem investimento nesses setores, não há uma revolução na sociedade, afirmou o conselheiro.

O maior problema do setor público no Brasil, para Simões, é a falta de planejamento. Os governos agem pensando apenas no curto prazo, e mudar isso deve ser o foco dos profissionais do setor público. É necessário uma costura entre a parte política administrativa e a parte técnica. Essas escolas se comprometem a fazer esse trabalho, acredita o presidente do TCM.

Já Massami Uyeda, ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), enfatizou em sua fala o pioneirismo do evento. Essa iniciativa da Escola do Parlamento representa um grande avanço no sentido de permitir a todos os participantes desse seminário o conhecimento dos grandes desafios que acometem essa metrópole.

Também participaram da mesa de abertura a vice-prefeita da cidade, Alda Marco Antônio, a vereadora Edir Sales (PSD) e o conselheiro Eurípedes Sales, diretor da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas.


Confira vídeo com entrevista:

{youtube}mI_W0AcmivI&rel=0|400|300|{/youtube}

 

Leia também:

Seminário: dado público deve ser aproveitado pela sociedade

Escola de governo deve se unir à universidade, diz conselheiro

Seminário: turismo é forte, mas precisa de capacitação

Orquestra jovem encerra seminário sobre gestão pública


(4/5/2012 – 12h10)

 

 

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar