Na manhã desta segunda-feira (17/08), a Comissão de Educação, Cultura e Esportes realizou a primeira parte do seminário O Esporte como Recurso Educacional em São Paulo. O objetivo, segundo o presidente da Comissão Eliseu Gabriel (PSB) é “ discutir formas de institucionalizar o esporte na cidade. Todas as palestras serão gravadas e darão origem a uma publicação sobre o tema”, informou ele. Esporte e Lazer como Recurso Educacional, Cidadania e Combate à Violência em São Paulo foi o tema da palestra proferida pelo secretário Walter Feldman, que fez uma explanação dos trabalhos da Secretaria enfatizando o projeto Clube Escola, aprendendo com o esporte. O objetivo do projeto é aproveitar equipamentos já existentes na cidade e reformá-los para a realização de práticas esportivas por crianças e jovens da rede pública de ensino.
Hoje são 95 locais que sediam as atividades beneficiando 230 mil pessoas em toda cidade. “O prefeito Gilberto Kassab gosta de falar que os Clubes Escolas têm de ser o terceiro lar das crianças e jovens”, explicou Feldman.
O secretário de Participação e Parceria, Ricardo Montoro, foi convidado para falar sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) que é um fundo no qual empresas e pessoas físicas podem destinar parte do seu imposto de renda para projetos que apóiem crianças e adolescentes.As entidades e projetos beneficiados são analisados pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e têm de obedecer uma série de determinações legais. “Há a possibilidade, dentro dos projetos escolhidos, de a pessoa fazer uma doação direcionada”, explicou Montoro.
O deputado estadual Vicente Cândido (PT), presidente da Comissão de Esporte e Turismo da Assembleia Legislativa, falou do Financiamento das Práticas Esportivas. “Os mecanismos democráticos são a melhor garantia de que o dinheiro será bem empregado. Os empresários precisam entender que o esporte é um item essencial na cesta básica da qualidade de vida”, finalizou ele.
Também participaram do seminário os vereadores Marco Aurélio Cunha (DEM), Senival Moura (PT), Claudinho(PSDB), Netinho de Paula(PC do B), Claudio Fonseca (PPS)e Alfredinho( PT)
|