pixel facebook Pular para o conteúdo Pular para o rodapé Pular para o topo
Este é um espaço de livre manifestação. É dedicado apenas para comentários e opiniões sobre as matérias do Portal da Câmara. Sua contribuição será registrada desde que esteja em acordo com nossas regras de boa convivência digital e políticas de privacidade.
Nesse espaço não há respostas - somente comentários. Em caso de dúvidas, reclamações ou manifestações que necessitem de respostas clique aqui e fale com a Ouvidoria da Câmara Municipal de São Paulo.

Seminário defende preservação de área rural do município

21 de maio de 2013 - 15:39

Categorias

A existência de área rural dentro da capital é um fato pouco conhecido por boa parta dos paulistanos. Porém, além da fabricação de alimentos, ela é protetora das áreas de mananciais, principalmente na Zona Sul da cidade. É uma forma de incentivar para que a gente tenha essa área utilizada de maneira adequada e sustentável, explicou Mônica Borba, do Instituto 5 elementos. Mônica veio à Câmara para a abertura do seminário Plataforma de Agricultura Orgânica para o Município de São Paulo, realizado nesta terça-feira (21/5).

Ao lado de outras instituições, ela discutiu o que precisa ser feito para que os agricultores que já atuam na cidade se tornem orgânicos, e para que a atividade cresça. Uma escola agrícola orgânica na região é fundamental, argumentou, defendendo mecanismos para atrair jovens ao plantio.

Já Guaraci Diniz, da Associação de Agricultura Orgânica, lembrou que a mudança não esbarra só em questões técnicas. Precisamos ter na frente de trabalho a mensagem de que estamos pensando em uma sociedade mais harmônica, observou. Para ele, é preciso envolver no debate produtor e consumidor, para alcançar uma comercialização mais justa, o que Diniz acredita ser a única forma possível de trabalhar com esses produtos.

O custo elevado dos alimentos orgânicos ainda é uma barreira no amplo consumo e, consequentemente, em um impulso maior da produção. Para o vereador Nabil Bonduki (PT), um dos organizadores do seminário — ao lado dos vereadores Natalini (PV) e Ricado Young (PPS) —, nisso a cidade de São Paulo desempenha um papel importante. Temos um peso grande por sermos 11 milhões de habitantes. É um potencial enorme, observou, sem descartar a necessidade de garantias de terras para a agricultura.

De acordo com o parlamentar, zonas especiais de produção agrícola serão discutidas na revisão do Plano Diretor e do Zoneamento. Em 2002 foi usado um raciocínio tímido, porque se identificou onde havia agricultura e se estabeleceram as zonas. Agora temos que trabalhar na perspectiva de ampliação, defendeu.

Semana de Agroecologia

O seminário Plataforma de Agricultura Orgânica para o Município de São Paulo faz parte de uma semana de eventos realizados na Câmara Municipal sobre práticas sustentáveis na agricultura e a questão dos orgânicos inserida nas políticas públicas. Na quinta e sexta-feira, ocorrerão no Palácio Anchieta oficinas temáticas.

A programação completa está disponível no site.

(21/5/2013 – 12h20)

Outras notícias relacionadas

Ícone de acessibilidade

Configuração de acessibilidade

Habilitar alto contraste:

Tamanho da fonte:

100%

Orientação de acessibilidade:

Acessar a página Voltar